Toledo do Brasil conquista, pelo terceiro ano consecutivo, pontuação máxima na auditoria do SGI

No mundo contemporâneo, tudo muda rapidamente. Por isso, as empresas, que se antecipam na implementação de um SGI, tornam-se cada vez mais eficientes e competitivas em relação aos seus concorrentes.

Categorias:

Escute a narração desse artigo e entenda:

Loading...

Pelo terceiro ano consecutivo, a Toledo do Brasil obteve resultado zero não conformidade (considerada a melhor classificação) da auditoria do SGI (Sistema de Gestão Integrado). A auditoria foi realizada pelo Bureau Veritas Certification, especialista em avaliação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Segurança e Saúde Ocupacional, Meio Ambiente, Responsabilidade Social, entre outros.

A auditoria deste ano foi 100% remota e o resultado foi muito positivo. A avaliação foi realizada com a mesma dedicação e qualidade de uma auditoria presencial, onde foi possível observar o comprometimento e a responsabilidade dos colaboradores, equipe de apoio e auditados.

Os colaboradores da Toledo do Brasil demonstraram aos auditores como são atendidos os requisitos das normas ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e ISO 45001 (Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional), utilizando computadores para a auditoria online e celulares para envio de imagens em tempo real.

Com a auditoria remota, a maior preocupação da empresa era como demonstrar as evidências aos auditores, mas, os colaboradores entrevistados presencialmente ou em home office conseguiram fazer isso muito bem e o plano da auditoria pôde ser cumprido na íntegra. Por ter sido uma experiência nova, poderiam surgir dificuldades, mas, para a surpresa de todos, ficou comprovado que é possível reinventar e se adaptar, de forma satisfatória, a situações adversas.

Durante a auditoria, realizada em novembro deste ano, os auditores destacaram: bom atendimento e transparência por parte dos colaboradores; procedimentos claros e bem escritos; instalações da empresa organizadas; sistemas de incêndio e corrimãos bem identificados; produtos químicos corretamente identificados; FISPQs atualizadas e disponíveis; uso correto de EPIs; extintores disponíveis; depósito de inflamáveis e central de resíduos organizados; housekeeping (5S) e sinalização em toda a empresa.

Esse resultado se deve ao empenho de todos os colaboradores que, mesmo enfrentando um ano conturbado, não pouparam esforços para que esse evento fosse realizado com êxito. A diretoria e os gestores da Toledo do Brasil parabenizam os colaboradores da matriz em São Bernardo do Campo e das filiais Campo Grande, Goiânia, Manaus e Maringá, como também às equipes da Qualidade (Gestão Integrada e Auditores Internos) e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente que trabalharam na linha de frente para que tudo acontecesse da melhor forma.

SGI certificado - benefícios

No mundo contemporâneo, tudo muda rapidamente. Nesse sentido, as empresas que se antecipam na implementação de um SGI tornam-se cada vez mais eficientes e competitivas em relação aos seus concorrentes. Por esse motivo, a Toledo do Brasil optou por ter um sistema de gestão integrado e certificado. Em 1998, recebeu a certificação ISO 9001 (gestão da qualidade - matriz São Bernardo do Campo e 20 filiais). Em 2003, a acreditação ISO/IEC 17025 para o laboratório de calibração de São Bernardo do Campo. Em 2013, a certificação ISO 14001 (gestão ambiental - matriz). Em 2015, a certificação OHSAS 18001 (gestão de saúde e segurança no trabalho - matriz). Em 2017, a acreditação ISO/IEC 17025 para o laboratório de calibração de Lauro de Freitas-BA e, por último, em 2019, a certificação ISO 45001 (gestão de segurança e saúde ocupacional - matriz).

A empresa que atende à legislação e aos requisitos normativos; que monitora e controla a satisfação dos seus clientes; que possui uma gestão voltada para a redução e economia de recursos materiais e naturais; que se preocupa com a ética, a sustentabilidade e o meio ambiente; que se preocupa em eliminar os riscos e identificar oportunidades; que está conectada com as partes interessadas; que promove ações para manter a integridade de seus colaboradores gera benefícios enormes. Tais como:

  • melhora sua imagem junto ao mercado e às partes interessadas;
  • melhora o desempenho organizacional e aumenta a competitividade;
  • melhora o clima organizacional e aumenta a produtividade;
  • reduz custos operacionais e administrativos;
  • mantém clientes antigos e capta novos clientes;
  • documenta e preserva o conhecimento da empresa.

Podemos dizer, com bastante propriedade, que a Toledo do Brasil possui um sistema de gestão totalmente implantado, integrado e certificado.