Publicado em 11 de Dezembro de 2019

Solução da Toledo do Brasil resolveu problemas com desvio de carga e reduziu custos na compra de matéria-prima

  • Cliente

    A Tecnisa, uma das maiores empresas do mercado imobiliário brasileiro, já entregou mais de 41 mil unidades residenciais e comerciais em mais de 20 cidades no país. Com 37 anos de mercado, seus principais empreendimentos estão presentes em Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

    A empresa, que atua de forma integrada (incorporação, construção e vendas), obteve diversos prêmios de certificação de qualidade e é referência no setor devido à inovação do seu processo de atendimento e relacionamento com o cliente, vendendo imóveis inclusive pela internet, através de suas redes sociais.

  • Problema

    Com tantas obras e em tantos lugares do país, a Tecnisa precisava de uma solução que atendesse suas necessidades de controle de entrada e saída de matérias-primas (concreto, cimento e agregados), com assistência técnica nacional e que impedisse desvios e fraudes no descarregamento dos materiais dentro das obras. “Onde eram previstos cinco caminhões de concreto, estávamos usando seis ou sete veículos”, afirma Rafael Salvatti, engenheiro de obra da Tecnisa.

  • Solução

    Para resolver essa necessidade, a Toledo do Brasil, líder em pesagem no país, apresentou a balança metálica modelo 900i, instalada em novembro de 2013 para atender a cinco obras próximas da construtora. Constituída de uma plataforma dividida em módulos (chapas) que facilitam a desmontagem, transporte e instalação em outros locais, é a solução ideal para empresas que necessitam mudar a balança de local após a sua instalação.

    Localizada na região de Perdizes em São Paulo (SP), a balança opera diariamente das 6h30 às 22h com média de 70 pesagens por dia. Atende as obras na região pesando areia, pedra, brita, concreto, cimento, água e sucata sempre com o mesmo processo: pesa-se o caminhão antes da entrega do material e após descarrega-lo no canteiro devido.

    Integrado à balança, está instalado também o software de gerenciamento de dados Guardian da Toledo do Brasil. O software é de extrema importância no controle de entrega dos materiais, pois nele estão armazenados os principais dados do veículo e da carga como tipo de material, placa do caminhão e peso computado antes e depois de entrar na obra.

  • Ganhos

    Já nos primeiros meses após a solução instalada, a Tecnisa percebeu uma melhoria considerável no seu processo de recebimento das matérias-primas. A primeira percepção, foi a redução de custo na compra de concreto, “a diferença de material no caminhão atrapalhava muito a concretagem na obra e o gasto era maior”, confirma Valdenil de Oliveira, operador da balança. “Atualmente, é feito um relatório mensal onde a quantidade entregue pelo fornecedor é comparada a quantidade comprada, o que antes era impossível de ser feito”, afirma Salvatti.

    Outra vantagem conquistada com a solução é que após a conclusão das obras em Perdizes, previstas para durar cinco anos, a balança será desmontada e instalada na próxima obra, eliminando a necessidade da compra de um novo equipamento.

Problema

  • Desperdício/desvios de materiais da obra (concreto, agregados, cimento)
  • Falta de controle do consumo, fornecedores e tempo de obra

Implicações

  • Custo adicional com compra de materiais
  • Tempo de obra mais extenso

Solução

  • Balança rodoviária metálica e instalação do Guardian para gerenciamento dos dados

Ganhos

  • Sem desvios de carga: redução de custo
  • Balança é modular e será levada pra outra obra
  • Controle de entrada e saída de todos os materiais
  • Custo menor com obra civil
  • Relatório de recebimento das cargas
O que está buscando?