7 dicas de como se obter o melhor desempenho da sua balança de laboratório

Published on April 05th, 2021

7 dicas de como obter o melhor desempenho da sua balança de laboratório

Quem tem ou pretende adquirir uma balança de precisão está preocupado, evidentemente, com a terceira, quarta, quinta casa decimal da indicação de pesagem, correto? Isso quer dizer que esta medida, por menor que seja, faz diferença no processo. Caso contrário, não haveria sentido em escolher uma balança com uma resolução tão grande, não é mesmo?
No entanto, é importante destacar que, quanto maior a resolução da balança, mais sensível ela é. Dessa forma, além de adquirir um equipamento de qualidade, é muito importante se atentar ao local onde ela será instalada.
Este artigo irá apresentar dicas de como escolher o local de instalação e prepará-lo de forma que você consiga extrair o melhor desempenho da sua balança.
Caso você já tenha a balança instalada e esteja enfrentando problemas de desempenho, como: demora no tempo de estabilização, falta de repetibilidade e oscilações constantes na leitura de peso, essas dicas vão ajudar você também.

1. Vibrações

01_ilustra_vibracoes
Certifique-se que não haja vibrações no piso e/ou na mesa de trabalho. Lembre-se que estamos falando de equipamentos muito sensíveis. Algumas vibrações que não são percebidas por humanos são identificadas pelas balanças e, como resultado, problemas como demora na estabilização, oscilações frequentes da leitura e falta de repetibilidade podem acontecer.

Dica 1: às vezes a vibração é proveniente de ambientes externos e não necessariamente da sala de pesagem. Considere esta condição.

Dica 2: para medição de vibrações, atualmente existe a facilidade de aplicativos para celular que são bastante eficientes nessa função.

2. Mesa de trabalho

02_ilustra_mesatrabalho

Instale a balança em uma mesa/bancada com estrutura estável, de preferência bem pesada (tampo de pedra de granito é bastante utilizado) e bem apoiada no piso;
A mesa de pesagem deve ser estável o suficiente para que a indicação da balança não varie quando alguém se apoiar nela ou mesmo pisar próximo dela;
Posicione a balança logo acima das pernas da mesa ao invés de posicioná-la no meio, principalmente se a distância entre um pé e outro da mesa for grande;
A mesa deve ser fixada na parede ou no chão, mas não em ambos ao mesmo tempo.
Se possível, a mesa deve ser colocada no canto da sala, pois em um prédio, é o local com menos vibração;

Dica 1: Existem acessórios (mini mesas) para serem colocados em cima da mesa de trabalho, geralmente são de pedra de granito, possuem pés amortecedores e podem ser uma boa pedida para atenuar ainda mais as vibrações.

Dica 2: Se for construir a mesa, tenha especial atenção a ergonomia. Não a construa muito baixa e nem muito alta.

3. Temperatura

03_ilustra_temp

Mantenha a temperatura da sala com a menor variação possível (ideal de 20 a 25°C) e não instale a balança diretamente sob a luz solar ou outras fontes de calor, especialmente próxima de lâmpadas incandescentes.

Dica 1: existem vários equipamentos que geram calor, portanto, se atente a tudo que estiver próximo da balança (estufas, computadores, etc).
As mudanças de temperatura do ambiente onde a balança está instalada influenciam diretamente no resultado da pesagem.

Dica 2: Existem balanças que monitoram a temperatura externa e realizam o ajuste interno automaticamente quando detectam que a temperatura variou ao ponto que possa vir a afetar sua exatidão. Considere a compra de um modelo com este recurso. Você pode ler mais sobre ajuste interno motorizado nesse artigo.

Depois de ligada na energia elétrica, toda balança de precisão necessita de um tempo para a estabilização térmica de seus componentes internos. Durante este periodo não se deve realizar pesagens. Quanto maior o número de casas decimais, mais tempo a balança necessita. Balanças de 5 ou 6 casas precisam de horas para atingir esta estabilidade. Sempre verifique nas especificações do fabricante qual é o tempo para sua balança.

Dica 3: Para que você não perca tempo aguardando a estabilização, se possível, mantenha sua balança sempre ligada na tomada, o consumo de energia é bem baixo.

Dica 4: Alguns modelos têm o recurso de modo de espera (“standby”), que não desliga totalmente a balança, mantendo a estabilidade térmica.

4. Eletricidade estática

04_ilustra_estatica

Este é um problema mais dificil de diagnosticar. Como medidas preventivas, as recomendações são:
Mantenha a umidade relativa do ar da sala entre 20 – 80%;
Evite arrastar a carga ou o recipiente de tara no prato de pesagem. Caso a própria carga a ser medida tenda a gerar eletricidade estática, tente aumentar a umidade relativa do ar na sala. Para isso, um umidificador vai ajudar bastante.
Ambientes com baixa umidade tendem a gerar mais eletricidade estática, que prejudicam o tempo de estabilização da leitura, e afetam diretamente a repetibilidade da balança.

Dica: Existem acessórios especiais que dissipam a eletricidade estática dos materiais, são os chamados ionizadores.

5. Correntes de ar

05_ilustra_correntear

Não instale a balança ao lado de uma porta e evite lugares onde há muito trânsito de pessoas;
Restrinja ao máximo o fluxo de pessoas e mantenha a porta da sala de pesagem sempre fechada.
Não instale a balança perto de janelas, no fluxo de ar condicionados, ou dispositivos que contenham exaustores e/ou ventiladores, mesmo que ela tenha câmara de pesagem (cúpula).

Dica : computadores, por exemplo, geralmente possuem ventoinhas para expulsar o ar interno; cuidado, pois este fluxo de ar pode estar direcionado para a balança e não ser percebido.

6. Campo magnético

06_ilustra_campomag
Nunca instale a balança perto de objetos imantados ou algum equipamento que gere campo magnético. A tecnologia da maioria das balanças de laboratórios utiliza campo magnético em seu elemento sensor de peso e um objeto imantado próximo a ela pode alterar este campo e causar dificuldade na estabilização da leitura e falta de repetibilidade.

7. Energia elétrica

07_ilustra_eletrica
A alimentação elétrica da balança é crucial. De prefêrencia, instale a balança em uma rede elétrica estabilizada e exclusiva para a balança (não instale na mesma rede de motores eletricos, ou equipamentos de alta potência).
Não utilize benjamins para ligar mais de um equipamento no mesmo ponto de energia.
Em hipótese alguma utilize uma fonte de alimentação que não seja a original do equipamento.

Dica: Nunca esqueça que a tomada de energia deve possuir aterramento.


Comentários

Artigos relacionados

What are you looking for?