Você sabe como é simples limpar a sua balança e o seu fatiador de frios?

Published on June 18th, 2020

São medidas simples que evitam contaminações, garantindo ainda mais segurança e higiene nos dias atuais com a pandemia da COVID-19

Manter limpos e higienizados os fatiadores e as balanças é fundamental para garantir a saúde e bem-estar de todos, além de ser um processo relativamente simples. Mas, existe uma dúvida recorrente: o novo coronavírus pode ser transmitido através dos alimentos? A resposta representa um alívio ao consumidor, pois segundo a Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos (European Food Safety Authority – EFSA), responsável pela avaliação do risco em outras epidemias causadas por vírus da mesma família, concluiu que não houve transmissão por alimentos.

No entanto, qual o consumidor que se sente tranquilo ao adquirir uma mercadoria que será fatiada em um equipamento sujo ou mesmo pesada numa balança em iguais circunstâncias? Sem falar que a limpeza e perfeitas condições dos equipamentos que serão utilizados fazem toda a diferença aos olhos do cliente.

Nesse post, seguem algumas orientações e dicas importantes. Então, vamos à limpeza do fatiador de frios propriamente dita. Para tanto, há a necessidade apenas de um pano úmido e outro seco, detergente biodegradável, um pincel e uma luva de malha de aço. Primeiro passo é desligar o fatiador da rede elétrica através da chave geral. Em seguida, desconecte o cabo da tomada, pressione o botão de emergência até travá-lo.

A partir daí, calce a luva de malha de aço e siga as orientações:

 

  • Gire o anel graduado até a posição -1mm, e para proteger-se da lâmina, puxe o carro para a posição inicial. Então, solte a manopla e puxe até ouvir um clique e remova o carro;
  • Remova a proteção móvel da lâmina na parte traseira, soltando a manopla e depois o manípulo e o afiador;
  • Inicie a limpeza dos resíduos maiores com o auxílio de um pano seco. Na sequência, utilize um pano úmido com detergente biodegradável para limpar a superfície da lâmina do centro para fora e parte traseira também;
  • Com um auxílio de um objeto fino remova os resíduos de dentro dos orifícios da lâmina e do afiador;
  • Com o pano úmido com detergente biodegradável limpe todo o corpo do fatiador, retire o detergente com um pano úmido e enxugue o corpo e a lâmina do fatiador com um pano seco;
  • O afiador deve ser limpo com um pincel e, se necessário, com um pano úmido com detergente biodegradável e um seco na sequência.

 

Esse passo a passo serve tanto para o fatiador de frios Prix modelos 9300 G Comfort e 9300 G, como também para o 350 GA, 350 G Comfort e 350 G. Para esses três últimos, a única diferença é se proteger da lâmina, puxando o carro para a posição inicial e inclinando-o para a parte de fora. Os demais passos são iguais.

E quanto à limpeza do prato da balança? A tarefa é mais simples ainda. Também é necessário desligar o equipamento da rede elétrica e ter em mãos um pano seco e macio, sabão neutro e álcool gel 70.

Para remover manchas mais difíceis da balança, basta utilizar um pano levemente umedecido em água e sabão neutro. Já a superfície do prato da balança deve ser limpa com um pano com álcool 70. Jamais empregar demais solventes químicos como benzina, thinner, entre outros.

Seguindo essas dicas, com certeza, você consegue limpar seus equipamentos de maneira segura, sem danificá-lo e evitando a contaminação de alimentos.

Comentários

Artigos relacionados

What are you looking for?