Como gerenciar o fluxo operacional da sua empresa de forma eficiente?

Publicado en 09 de Julio de 2020

Com o uso de modernas soluções, é possível automatizar diversas tarefas, alcançando ganhos no processo logístico

Escute esse áudio e saiba como gerenciar o fluxo operacional da sua empresa de forma eficiente?

Qualquer que seja o segmento ou atividade de sua empresa, para se obter sucesso no controle e no gerenciamento de toda operação, é vital ter um fluxo de materiais que funcione de modo eficiente, capaz de reduzir custos, eliminar desperdícios e aumentar a competitividade no mercado.

Mas, como gerenciar as operações da empresa com êxito? Para que isso ocorra, é necessário implantar uma logística que envolva todo o fluxo de materiais, ou seja, desde a entrada de matéria-prima na unidade fabril, incluindo as etapas de sua transformação, até a entrega do produto ao cliente. Nesse sentido, em todas essas etapas, é preciso considerar o processo de pesagem de materiais para evitar prejuízo financeiro.

Para que isso não aconteça, deve-se atentar ao cumprimento de algumas ações como, por exemplo, a quantidade de material a ser transportado no devido tempo e local adequado. Tal movimentação tem que ser eficiente e segura, favorecendo a credibilidade junto ao cliente.

Na prática, é o que chamamos de logística moderna, a qual estabelece ser imprescindível gerenciar o fluxo físico de materiais e de informações, concomitantemente. Para que ambos fluxos funcionem com sincronismos, a tecnologia é a grande aliada.  

Felizmente, nos dias de hoje, encontramos no mercado modernas soluções de gestão, capazes de automatizar as tarefas e o fluxo operacional, controlando o processo logístico, como o MWS (MoveWeigh System), desenvolvido pela Toledo do Brasil. Trata-se de uma solução otimizada que integra os processos de pesagem, etiquetagem, fracionamento, contagem e conferência de produtos para estocagem, expedição com identificação e rastreabilidade dos materiais.

Idealizado para informatizar e automatizar processos, o MWS é um sistema modular, composto de equipamentos com conectividade e softwares, que elimina, inclusive, problemas de pesagem de materiais nas empresas. E, ainda, capaz de coletar dados e obter o controle dos processos nos diversos setores de uma empresa, tais como: recebimento, produção, formulação, embalagem e expedição, entre outros.

O resultado obtido é a garantia da rastreabilidade dos materiais, uma vez que controla toda a operação, apresentando como principais benefícios: garantia do estoque correto, por meio do controle da entrada de produtos diversos; uso dos materiais corretos e nas quantidades certas na produção, por meio de ordens operacionais; controle do armazenamento, fornecendo, ao administrativo, dados do uso de materiais na produção; controle por conferência de produtos, minimizando erros e possibilitando rastreamento, por meio do número de volume e lote.

Referente à eficiência na gestão da medição, essa moderna solução permite obter dados corretos e precisos de massa (peso) e outros com uso em balanças e terminais; reduzindo o intervalo de fechamento das análises de rendimentos dos processos; identificando parte do processo onde ocorre o desvio, como também sua correção, de modo pontual e efetivo. Além disso, o sistema também dispõe de interface de comunicação para integração de dados com ERP’s (Enterprise Resource Planning), aumentando a confiabilidade no gerenciamento do processo.

Enfim, são muitos os benefícios obtidos com o sistema MWS, o qual reduz erros e agiliza etapas produtivas, além de garantir o registro de informações para o gerenciamento de estoque, qualidade e medição de eficiência.

 

 

Comentários

Artigos relacionados

¿Qué estás buscando?