Quais são os principais problemas que podem ocorrer na pesagem de produtos e como evitá-los?

Publicado en 06 de Agosto de 2020

Confira as dicas que ajudarão a evitar erros e prejuízos no ato da compra

Nos dias atuais, grande parte do faturamento dos supermercados vem das seções das mercadorias pesáveis. Segundo a pesquisa divulgada no site Supermercado Moderno, a comercialização das mercadorias de setores como açougue e hortifruti, por exemplo, correspondem a aproximadamente 22% do total das vendas do estabelecimento comercial.

Assim sendo, evitar erros na pesagem de produtos é fundamental para que o varejista não tenha prejuízo, melhore a produtividade, garanta a credibilidade e proporcione um bom atendimento aos seus clientes. Mas, quais são os principais problemas que podem ocorrer no processo de pesagem dos produtos e como evitá-los?

Grande parte dos problemas, que acontece no momento da pesagem de produtos, está relacionada à operação da balança, principalmente no momento de digitar os códigos dos itens que serão pesados, ou quantificados. Esse tipo de erro afeta o controle de estoque e a tributação das mercadorias, além de gerar prejuízos financeiros. Isso ocorre uma vez que as mercadorias possuem preços diferenciados, sendo que o cliente obtém a informação do valor a ser pago no ato da pesagem.  Para impedir que isso aconteça, é necessário implantar um processo de treinamento eficiente para toda a equipe responsável, garantindo a operação correta da balança e orientar o operador a sempre confirmar a informação no display da balança, algumas balanças possuem recurso de teclado de acesso rápido para os produtos mais vendidos, assim diminuindo a possibilidade de erros de digitação de códigos.

Outro problema comum é informar a tara da embalagem errada. Tal notificação incorreta – tanto para mais quanto para menos – pode acarretar multas e autuações por parte do órgão fiscalizador IPEM, gerando transtornos para o varejista, sempre que possível utilize balança que possuam recurso de associar a tara ao produto, com isso você garante que a informação sempre vai estar correta e evita possíveis esquecimentos por parte do usuário e possíveis atuações.

Também é preciso ficar atento para evitar diferença das informações da balança e do sistema de gestão. Para que isso não aconteça, é importante integrar a balança ao sistema de gestão da sua loja, para evitar diferenças no cadastro de produtos, eliminando os problemas de falta de produtos, de controle de estoque e de preços errados, que podem prejudicar toda operação da loja, além de simplificar a operação do dia a dia. Muitas empresas estão optando por trabalhar com soluções centralizadas para facilitar ainda mais as operações diárias.

Outra atividade imprescindível ao bom funcionamento de um supermercado é o estoque, por isso deve-se evitar problemas no controle de estoque. No caso dos alimentos vendidos por peso, é fundamental que o controle de estoque conte com informações precisas vindas da balança, pois será esse o ponto de partida para baixas e atualizações do sistema de gestão. Durante o recebimento de mercadorias, a balança também tem um importante papel de fornecer informações precisas para o controle de estoque de uma loja. Esse processo é feito por meio da pesagem da entrega e a conferência com as informações de gramaturas informadas na nota.

Por fim, ressalta-se que a pesagem de produtos depende do bom funcionamento da balança. Para se obter um processo de pesagem eficiente e correto, é indispensável que o varejista se preocupe com a “saúde” da balança. Essa preocupação começa no momento da escolha do equipamento adequado para sua loja, acrescido de suporte qualificado e manutenção periódica.

No próximo post, serão abordados quais são os modelos de balanças, especialmente desenvolvidas para o varejo e suas funcionalidades.

 

Comentários

Artigos relacionados

¿Qué estás buscando?