15 dicas para o melhor desempenho da sua balança

Todo equipamento de medição tem alguns cuidados para que sua vida útil seja prolongada. Confira algumas orientações de como fazer para a balança pesar corretamente por mais tempo, aproveitando mais do sistema e aumentando a produtividade no processo.

Categorias:

Todo equipamento de medição tem alguns cuidados para que sua vida útil seja prolongada. Confira algumas orientações de como fazer para a balança pesar corretamente por mais tempo, aproveitando mais do sistema e aumentando a produtividade no processo.

1. Superfície

A balança deve operar sobre uma superfície plana, em local com boa iluminação, protegida de resíduos de sujeira como pó, salinidade, restos de alimentos e umidade.

2. Local

Além disto, deve operar em local com ausência de corrente de ar, a fim de se obter estabilidade nas leituras de pesagens, para que o valor indicado não apresente oscilação durante o processo de pesagem.

3. Vibrações

Deve-se evitar ou minimizar vibrações no ambiente, oriundas de máquinas ou outros equipamentos que apresentem trepidação ou ruídos excessivos, que possam interferir no processo de pesagem.

4. Temperatura

Evite a incidência de luz solar diretamente no equipamento de pesagem ou exposição a variações bruscas de temperatura. Verifique sempre os limites de temperatura estipulados no manual do usuário.

5. Nivelamento

A balança deve estar nivelada. Quando não houver um nível acoplado ao equipamento pode ser utilizado um nível do tipo carpinteiro. Os pés do equipamento devem ser ajustados a fim de se obter um correto nivelamento. Não indicamos a utilização de calços e outros instrumentos similares para nivelar a balança.

6. Lacre

Verifique se o lacre não está encostando no prato de pesagem. Se isso ocorrer, posicione-o para baixo, para que o equipamento não apresente uma medição sujeita a erros.

7. Aquecimento

A balança deve ser ligada pelo menos 10 minutos antes de se iniciarem as pesagens para aquecimento do circuito/mecanismo interno. O tempo de pré-aquecimento pode variar de acordo com cada modelo de equipamento.

8. Limpeza

A balança e seu prato de pesagem devem estar limpos e secos, para uma pesagem confiável e livre de erros. Para limpar a balança, utilize um pano seco e macio. Se for necessário remover manchas mais difíceis, utilize um pano levemente umedecido em água e sabão neutro. Nunca use benzina, thinner, álcool ou outros solventes químicos na limpeza da balança.

9. Cuidado no manuseio

Ao iniciar o processo de pesagem, o produto deve ser inserido delicadamente sobre o prato. Após colocar o produto, aguarde a estabilização da leitura. Evite impactos e sobrecargas no prato de pesagem, garantindo o perfeito funcionamento do equipamento por mais tempo.

10. Pesagem centralizada

Posicione a carga a ser medida mais próximo possível do centro do prato de pesagem para evitar erros de excentricidade (erros nos cantos), os quais os equipamentos de pesagem estão sujeitos.

11. Manutenção periódica

A manutenção do equipamento de pesagem deve estar sempre em dia para evitar fraudes e perdas no processo de pesagem, antecipando-se ao problema. As quebras ou mau funcionamento dos equipamentos podem ser evitados/reduzidos através de programas de manutenção preventiva.

12. Conferência constante (calibração)

A conferência do equipamento pelo menos uma vez ao dia utilizando pesos padrão pode evitar possíveis desvios, além de ajudar a identificar o momento certo de acionar a assistência técnica para correção dos erros.

13. Evitar autuações

Lacres rompidos, visor quebrado, falta da plaqueta de identificação, mau funcionamento, etc. Tudo isso pode trazer problemas com a fiscalização e possíveis autuações. Manutenções preventivas e corretivas devem ser feitas somente em oficinas credenciadas pelo Ipem, pois somente técnicos credenciados podem efetuar manutenção nos equipamentos de pesagem.

14. Treinamento

Os operadores devem estar treinados e aptos a operar o equipamento.

15. Confie no manual

Os manuais do usuário são fontes ricas de informações e devem ser lidos antes de operar os equipamentos.

Referências e Sites de Consulta

www.toledobrasil.com
www.inmetro.gov.br
www.ipem.sp.gov.br