Balança de fluxo para portos: função e benefícios

Leia o artigo e saiba mais sobre esses equipamentos que auxiliam no processo de pesagem e escoamento de grãos e líquidos nos portos.

Categorias:

O transporte marítimo internacional é responsável por levar aos quatro cantos do mundo 90% das transações comerciais. É o que afirma esta matéria, do site RFI.

Na prática, isso quer dizer que grande parte das mercadorias que importamos e exportamos são movimentadas por meio de navios.
Dessa forma, é essencial garantir processos de transporte confiáveis e eficientes, utilizando equipamentos de alta tecnologia, como balança de fluxo para portos, que otimizam a operação de embarque e proporcionam segurança a essa atividade.
Pensando nisso, preparamos este artigo, abordando a importância da balança de fluxo para portos para o transporte marítimo. Neste texto, você verá:

  1. O que é uma balança de fluxo para portos?
  2. Como funciona?
  3. Quais são seus benefícios?
  4. Conheça a Tolflux: a balança de fluxo para portos da Toledo do Brasil
  5. Conclusão

Boa leitura!

1. O que é uma balança de fluxo para portos?

A balança de fluxo para portos é um equipamento que permite pesar as cargas antes que elas sejam carregadas nos navios, de modo dinâmico, proporcionando segurança e agilidade ao carregamento e descarregamento de produtos.
Também denominadas como balança de pesagem descontínua, ela realiza vários ciclos de pesagem estáticas, conhecidas como bateladas ou caçambadas.
Entre os produtos que podem ser manuseados pela balança de fluxo para portos, destacam-se:
• Soja;
• Grãos em geral;
• Milho;
• Açúcar;
• Trigo;
• Castanhas;
• Álcool;
• Mel;
• Óleo e diversos outros.

2. Como funciona?

A balança de fluxo para portos funciona da seguinte maneira: inicialmente, os produtos são pesados e transportados por meio da correia transportadora, elevador de canecas, rosca ou outras formas de carregamento.

Em seguida, passa pela caçamba superior, é pesado na caçamba de pesagem e descarregado na caçamba inferior.

Por fim, é extraído por meio de uma correia transportadora, elevador de canecas, rosca ou outra forma de extração.

3. Quais são seus benefícios?

A balança de fluxo para portos é essencial para o transporte marítimo, pois proporciona uma série de benefícios para as empresas envolvidas nos processos de cargas carregamento ou elevação de cargas. Entre eles, podemos destacar:

• Mais precisão na pesagem, garantindo que seja enviada a quantidade de produto correta e evitando quebra de estoque do terminal portuário;

• Segurança para o processo, na medida em que possibilita distribuir a carga de uma maneira gradativa em cada porão, evitando o colapso do casco do navio;

• Possui diversos sistemas de proteção contra explosão, evitando esse tipo de acidente; e

• Permite comunicação em tempo real com a Receita Federal, que acompanha e controla as exportações.

4. Conheça a Tolflux: a balança de fluxo para portos da Toledo do Brasil

A Tolflux é a balança de fluxo para portos da Toledo do Brasil, que calcula e indica fluxo (t/h), subtotais e total do material transferido durante o processo.
Serve para a pesagem tanto de produtos sólidos quanto para líquidos, além de incorporar o sistema de equilíbrio de pressão totalmente vedado e dutos de equilíbrio internos, dispensando o uso de filtros externos para captação de poeiras, o que reduz os custos para o cliente.

Essa balança possui barreiras de proteção intrínseca e todos os seus componentes elétricos internos são apropriados para áreas classificadas como Zona 20, Grupo IIIC e Temperatura de Superfície T115°C e, em ambientes externo, para Zona 21, Grupo IIIB e Temperatura de Superfície T135°C. Para saber mais sobre o produto, clique aqui.

Conclusão

Neste artigo, exploramos o conceito de balança de fluxo para portos e apresentamos a Tolflux, a balança de fluxo desenvolvida pela Toledo do Brasil.

Se você precisa desse produto, entre em contato, clicando aqui, afinal, quem põe na balança, escolhe PRIX.

LEIA TAMBÉM EM NOSSO BLOG: