Saiba como a rede Hiperideal otimizou seus processos operacionais com o uso das etiquetas eletrônicas

As etiquetas eletrônicas trouxeram muitos benefícios para uma das principais redes de supermercados da Bahia, que conseguiu se sobressair tecnologicamente perante seus concorrentes

Categorias:

As etiquetas eletrônicas trouxeram muitos benefícios para uma das principais redes de supermercados da Bahia, que conseguiu se sobressair tecnologicamente perante seus concorrentes.

A automação comercial no varejo é fundamental para melhorar os processos administrativos e operacionais e é considerada uma questão de sobrevivência do negócio atualmente. Entretanto, é bastante comum que alguns supermercadistas tenham uma certa resistência quando o assunto é tecnologia.

Muitas vezes, quando se pensa em otimização de processos no varejo existem muitas dúvidas de como conduzir uma loja nos tempos de hoje. O Hiperideal, uma das maiores redes de supermercados da Bahia, que busca sempre inovar em suas tecnologias, é um exemplo de sucesso, pois implantou em sua rede de lojas as etiquetas eletrônicas da Pricer, comercializadas e instaladas pela Toledo do Brasil.

Desde o início da parceria com a Toledo do Brasil, a rede Hiperideal conseguiu melhorar bastante suas operações, por se tratar de uma solução robusta, fácil de implementar, de baixa manutenção, e que traz ganho de produtividade.

As etiquetas em papel era um processo que envolvia várias etapas, muito trabalho manual e maior tempo gasto. Com a troca pelas etiquetas eletrônicas, a rede Hiperideal destaca que o processo de precificação foi todo automatizado, ficando livre de falhas humanas, e isso trouxe uma maior confiabilidade para o cliente e até para os próprios órgãos fiscalizadores, como o Procon, porque sabem que dificilmente vão encontrar erros ou falhas nas operações das lojas. Isso, resolveu um problema que existia no passado com a fiscalização, referente a divergência de informação de preço entre a gôndola e o checkout. Hoje, como o processo adotado é sistémico, as atualizações dos preços nas gôndolas acontecem ao mesmo tempo que na frente da loja, ou seja, a informação é precisa.

Há ainda outros ganhos operacionais, além da precificação, segundo a líder supermercadista da Bahia, porque a etiqueta eletrônica registra também o estoque dentro do depósito, a validade da mercadoria, facilitando bastante o trabalho dos repositores, encarregados e dos gerentes das lojas, que antes precisavam fazer diversos relatórios dessas operações. Hoje, com a etiqueta eletrônica tudo ficou muito mais ágil e houve um grande ganho de produtividade, porque é possível fazer a atualização dos preços em poucos minutos.

Por isso, o investimento com etiqueta eletrônica é algo que já faz parte do negócio e já está dentro do projeto da Hiperideal, antes mesmo de inaugurar uma nova loja. Recentemente foi implantado o serviço de geolocalização em uma das lojas da rede, que vem integrado à tecnologia da etiqueta eletrônica, uma vez que utiliza os mesmos recursos e o mesmo sistema. Ou seja, o cliente chega no totem que existe na loja e digita o nome do produto que busca. Em segundos, o sistema faz a localização do produto desejado, indicando o lugar onde se encontra no mapa da loja, ou seja, ganhando-se tempo.

Enfim, são vários os benefícios obtidos pelos estabelecimentos comerciais e por seus clientes com o uso das etiquetas eletrônicas. A rede Hiperideal se sente lisonjeada, junto com a Toledo do Brasil, de ser pioneira nessa tecnologia no Brasil.

Confira o depoimento na íntegra da Renata Pisani, gerente de TI do Hiperideal: