Você sabe como funciona uma célula de carga?

Um dos componentes mais importantes da balança, a célula de carga transforma a informação em peso. Entenda como funciona.

Categorias:

Uma balança possui, em sua construção mecânica, um conjunto de peças fundamentais para funcionar de maneira adequada e contínua. Um dos itens desse conjunto de componentes é o transdutor eletromecânico, também conhecido como célula de carga.

 

O dispositivo é responsável por medir uma deformação ou flexão de um determinado corpo e transformá-lo em uma saída de tensão ou de corrente, dependendo de seu módulo indicador. No caso, a deformação do corpo será proporcional ao peso aplicado a ele, ou seja: quanto menor a alteração, menor o peso.

As células de carga podem ser feitas de aço inox, carbono ou alumínio e incluem, em seus corpos, sensores estrategicamente instalados que monitoram e transformam a deformação em um sinal elétrico. Dessa forma, uma eletrônica adequada a leitura de células de carga poderá interpretar as variações dos sinais elétricos, transformando em valores de peso, com precisões na ordem de 0,01% da capacidade máxima da balança.

São ainda capazes de trabalhar com precisão em variações de temperatura e umidade. Além de serem extremamente versáteis, possuindo capacidades de carga máxima que vão de gramas a toneladas.

Entenda melhor na imagem abaixo:

 

 

Veja esse teste que fizemos com a Célula de Carga Prix: Célula de Carga Prix: É resistente mesmo?