12 coisas que você precisa prestar atenção ao comprar por quilo

Publicado em 12 de Maio de 2016

Ao chegar em uma padaria, supermercado ou restaurante o cliente se depara com vários produtos que são vendidos por peso. Alguns pré-embalados e outros pesados na hora. E o que determina que você vai pagar o preço certo por aquela quantidade do que está comprando?

 

Ao adquirir produtos como carnes, pães, laticínios e hortifrúti, pesados na hora, é aconselhável o acompanhamento do processo de pesagem, no qual a balança deve estar em local visível. 

Desta forma, confira abaixo alguns pontos relevantes para ficar atento.

1. Antes de iniciar as pesagens.

Verifique se a indicação da balança está em "zero".

2. Prato de pesagem.

Verifique se o prato de pesagem está limpo, seco e livre de objetos ou resíduos inseridos sobre o prato de pesagem, como sobras de alimentos, papelão molhado ou ganchos, barbantes pendurados, ímãs, etc. que possam provocar erros na pesagem.

3. Verifique se a balança possui lacre.

O lacre impede a violação do equipamento e o acesso ao ajuste de indicação. Equipamentos que apresentem o lacre rompido ou não possuam lacre podem apresentar uma medição sujeita a erros. 

4. Selo.

Verifique se a balança possui o selo do Inmetro, mostrando que está dentro da validade da verificação realizada pelos fiscais do Inmetro.

5. Nivelamento.

Verifique a indicação de nível da balança. O desnivelamento pode ocasionar erros de pesagem.

6. Procedência da balança.

Não aceite produtos pesados em balança para uso doméstico. Estes equipamentos não possuem controle metrológico e podem apresentar uma medição sujeita a erros.

7. Embalagem.

O consumidor paga apenas pelo produto e não pela embalagem. Portanto, o produto deve ser pesado sem a embalagem, ou ter o seu peso descontado.

8. Venda direta ao consumidor.

Para venda direta ao consumidor, é aconselhável que a balança tenha a divisão entre 2 e 10 gramas. Isso significa que a balança vai arredondar os números abaixo dessa faixa. Quanto menor a divisão maior a precisão da balança.

9. Displays.

As balanças eletrônicas devem ter dois displays (um para a visualização do operador e o outro para o consumidor). No display do consumidor deve ser mostrado o peso do produto, o preço por quilo e o valor total a ser pago.

10. Restaurantes de comida por quilo.

Nos estabelecimentos comerciais que vendem comida por quilo o peso do prato deve ser descontado, ou seja, incluído no valor de tara. Com a balança vazia, o display indicará o valor negativo, referente ao peso do prato.

11. Venda de pão francês.

Para a venda de pão francês, a divisão de escala da balança não pode ser superior à 5 gramas. O pão francês (ou pão de sal) só pode ser vendido por peso e o peso da embalagem não pode ser incluído na pesagem.

12. Acompanhe a pesagem.

O processo de pesagem deve ser acompanhado e, caso alguma irregularidade seja encontrada, entre em contato com a ouvidoria do Inmetro da sua região.

Prestando atenção nesses 12 pontos o consumidor pode sair tranquilo de estar levando exatamente a quantidade que pagou.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?