4 Dicas Para Melhorar O Atendimento Ao Cliente No Seu Supermercado

Publicado em 20 de Setembro de 2022

Assim como em qualquer estabelecimento, o atendimento ao cliente em um supermercado é muito levado em consideração pelo público, sendo um dos principais diferenciais que podem destacar o seu negócio.

Se as pessoas vão ao supermercado e têm uma péssima e demorada experiência de compra, é muito provável que não voltarão mais vezes, nem indicarão a loja. Por isso, permitir que cada cliente se sinta único durante o tempo que passa dentro do estabelecimento é essencial.

Mas como você pode garantir isso? Há diversas maneiras e estratégias utilizadas por grande parte dos comércios varejistas que obtêm maior sucesso de vendas. Portanto, veja agora as quatro dicas que podem fazer com que a sua loja saia na frente da concorrência e torne-se única para os clientes!

Como melhorar o atendimento ao cliente no seu supermercado?

Veja a seguir quatro dicas que farão toda a diferença no atendimento ao cliente durante as compras no seu supermercado:

1. Ofereça uma experiência de compra diferenciada

É de extrema importância oferecer uma experiência maravilhosa, única e diferente do que as pessoas estão acostumadas, desde a chegada ao supermercado até o fechamento da compra nos caixas

Alguns dos principais pontos que você precisa ter atenção incluem:

● um estacionamento com vagas sobrando, de fácil acesso;
● funcionários prontos para ajudar espalhados pela loja;
● produtos organizados de maneira atrativa, que faça o público querer comprar;
● preços e promoções bem visíveis. Para isso, uma etiquetadora eletrônica faz toda a diferença.

E por que a importância disso? Afinal, todo mercado não é a mesma coisa?

Imagine que você está fazendo compras em um lugar e, ao chegar, o acesso ao estacionamento é complicado e te faz dar algumas voltas para encontrar uma vaga. Depois, ao escolher os produtos, você não encontra os preços facilmente e quando precisa de ajuda, nenhum funcionário te atende. Concorda que é uma situação chata, não?

Esse tipo de experiência faz com que muitos clientes escolham a concorrência, onde há um atendimento muito melhor e atencioso, mesmo que sejam fatores simples a serem considerados.

Por isso a importância de ficar bem atento a características que irão fazer com que o seu supermercado tenha o melhor atendimento ao cliente.

2. Qualifique a sua equipe

Uma equipe bem treinada é capaz de oferecer um atendimento impecável ao cliente, mesmo nos dias de maior movimento, como fim do ano, Páscoa, dia dos pais, mães etc.

Embora a experiência do cliente dentro de um supermercado seja 80% sozinha — ou seja, ele próprio escolhe o que deseja e coloca no carrinho de compras — , ainda assim é imprescindível que os funcionários do caixa, açougue e demais estejam prontos para auxiliar da melhor maneira. Com isso, a agilidade no atendimento torna-se uma característica do seu estabelecimento, reconhecida, principalmente, pelo público.

Sendo assim, é importante que todos trabalhem de acordo com as políticas internas do seu supermercado e estejam prontos para oferecer um atendimento que tire dúvidas e atenda às necessidades mais particulares de cada cliente.

Para isso, você pode investir em programas de capacitação e desenvolvimento periódicos, de modo que os novos funcionários se adequem e os antigos possam adquirir cada vez mais experiência.

3. Invista e dê atenção aos canais de atendimento online

Embora o foco nas lojas físicas seja muito maior, um erro bastante comum dos donos de supermercados é a resistência ao atendimento por canais remotos. Uma pesquisa realizada pela consultoria Bain & Company mostrou que 76% dos brasileiros fazem compras de supermercados online após a pandemia de Covid.

Ou seja, a maioria migrou para esses canais que, além de oferecer segurança e comodidade aos clientes, permitem pesquisar os melhores preços e comparar com diferentes estabelecimentos rapidamente.

Por essa razão, é necessário vender por canais como:

● WhatsApp;
● aplicativo próprio ou de terceiros, como Ifood, Rappi, Uber Eats, entre outros;
● site próprio.

Ao abrir essa possibilidade e dar atenção para esses meios, você garante que está atendendo a todos os públicos e não somente quem compra presencialmente. Mas, além disso, também pode obter dados sobre as preferências de cada cliente para mandar promoções personalizadas.

4. Invista em tecnologias que otimizam os processos

Para implementar essas novidades, é importante ter ferramentas que automatizam os processos de gestão do seu supermercado. Um bom software de automação comercial traz inúmeros benefícios e contribuem para a melhora no atendimento ao cliente.

Quando você reúne as informações e os dados em um só lugar, contando com a ajuda da tecnologia, o trabalho do dia a dia torna-se muito mais fácil, tanto para você quanto para a equipe.

Se você está interessado em oferecer um atendimento ao cliente diferenciado em seu supermercado, veja o que é o software para automação comercial e tenha custos mais baixos melhorando a produtividade de toda a equipe!

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?