A Importância da Calibração de Equipamentos de Medição

Publicado em 03 de Setembro de 2021

Saiba a Importância de Ter uma Calibração de Equipamentos de Medição

As balanças de pesagem costumam ser a bússola da informação de peso de um elemento. Mas como ter certeza de que o número indicado por elas está totalmente correto? É necessário acompanhar o desempenho da balança através de verificações periódicas ou calibração de equipamentos de medição.

Conheça melhor a importância da calibração e por que contar com a Toledo do Brasil para realizar a do seu equipamento.

Por que a calibração de equipamentos de medição é importante?

De maneira geral, a calibração de equipamentos de medição irá:

  • detectar possíveis desgastes no equipamento.
  • garantir mais transparência e segurança nas transações de artigos medidos por peso;
  • evitar o desperdício de matéria-prima, garantir a qualidade dos produtos, falhas de auditoria, e retrabalho;
  • fornecer resultados confiáveis de pesagem;
  • assegurar informações dos pesos do que está sendo comercializado;
  • prevenir fraudes.

A calibração de equipamentos de medição é essencial para qualquer empresa que meça seus produtos por peso. Se for negligenciado, o processo de pesagem, que deveria ser rápido e eficaz, acaba se tornando um empecilho.

E não apenas isso, se possuir equipamentos, fora do critério das tolerâncias previstas em lei (Portaria 236/1994 do Inmetro), a instituição até corre o risco de sofrer penalizações e multas dos órgãos fiscalizadores.

Por isso, qualquer empresa que não queira ter problemas legais, prejuízos, nem lesionar seus clientes, precisam trabalhar com balanças que atendam aos critérios exigidos pelas portarias e leis vigentes.

Como e por que escolher o serviço de calibração de equipamentos de medição da Toledo do Brasil?

A Toledo do Brasil investe continuamente em tecnologia para atender às demandas de calibração de equipamentos de medição de peso, uma vez que isso afeta a produção dos clientes e também contribui para pesagens confiáveis.

Por isso, os laboratórios de serviço de calibração da Toledo do Brasil contam com comparadores e coleções de pesos-padrão calibrados com precisão, atividades autorizadas pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação), do Inmetro.

Pesos-padrão

A Toledo do Brasil possui coleções de pesos-padrão para a realização da calibração de equipamentos.

Os pesos-padrão Prix, por exemplo, foram desenvolvidos para a realização de ajustes, calibração ou conferência, além de terem sido fabricados de acordo com a recomendação R-111 da Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) e a portaria 233/94 do Inmetro.

Veja só as vantagens dessa coleção para a verificação dos seus equipamentos de pesagem:

  • são confeccionados em aço inoxidável, ou seja, não interferem na leitura do instrumento. Seguem as exigências de limpeza e higiene de segmentos alimentícios e farmacêuticos;
  • são modelados com precisão, proporcionando firmeza e segurança no manuseio;
  • podem vir com acessórios para manipulação dos pesos, como pinças, luvas e pegadores;
  • para capacidades de 10kg e 20kg também se apresentam nas versões em formato “U”, de fácil manuseio para pesagens de alta capacidade, fornecemos massas-padrão cilíndricas, podendo ser de até 500kg ou massas especiais (feitas sob encomenda).

A calibração de equipamentos é essencial para indústria e comércios de diversos tamanhos e segmentos. Na Toledo do Brasil, além de calibrações, os laboratórios também realizam manutenção e ajustes em pesos-padrão usados, restaurando-os e, se necessário, realizando gravação de uma nova identificação deixando o equipamento com um aspecto realmente novo.

Se você notou divergência nas informações do display da sua balança ou quer evitar problemas em vistorias futuras, fale agora mesmo com a equipe da Toledo do Brasil, a empresa líder na área de pesagem no país!

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?