brain4care ganha prêmio DASA de Inovação Médica

Publicado em 14 de Fevereiro de 2022

brain4care ganha prêmio DASA de Inovação Médica

A brain4care é uma healthtech brasileira que nasceu com o propósito de desafiar a medicina para vivenciar histórias de saúde e felicidade. E tem atingido esse propósito! Prova disso, é o Prêmio DASA de Inovação Médica, com a curadoria da Veja Saúde, recém-concedido à empresa, na categoria Inovação em healthtech.

Premiação procura reconhecer profissionais e instituições que, com trabalhos disruptivos do ponto de vista científico, clínico ou assistencial, ajudam a mudar a saúde no Brasil.

Estudo publicado pela Lancet Neurology em 2020 mostrou que 9 milhões de vidas são perdidas anualmente por distúrbios neurológicos, que representam a segunda causa mundial de morte prematura e primeira de incapacidade. A natureza desse tipo de patologia, cujos sintomas se manifestam quando o paciente já está comprometido, exigindo cuidados especializados e recursos cirúrgicos, corrobora para a alta concentração de desfechos negativos onde há maiores restrições de acesso das pessoas aos cuidados adequados. Dentro dessa realidade, 78,5% das mortes e 77,3% da incapacidade se concentram em países de renda média/baixa, mostrando o alto potencial de impacto de tecnologias inclusivas.

No Brasil, onde apenas 15,7% dos municípios contam com um tomógrafo e os neurologistas e cirurgiões somam 1,4% do total de médicos ativos, a proposta da brain4care, que oferece uma tecnologia simples e acessível para coletar os dados dos pacientes em qualquer lugar, para que especialistas possam auxiliar nos cuidados presencialmente ou à distância, foi premiada pelo potencial de alterar desfechos em escala populacional.

Inovação em Health-tech – Dispositivo portátil para monitorar variações de volume/pressão dentro do crânio (complacência intracraniana)

Habitualmente, a pressão intracraniana é uma medida usada pelos médicos para examinar se o cérebro corre risco em situações como hidrocefalia, AVC, tumores ou meningite. O crânio é um espaço fechado composto por sangue, liquor e encéfalo. Variações de volume em qualquer um desses componentes intracranianos, como por exemplo um edema (inchaço) provocado por trauma ou acúmulo de liquor (hidrocefalia), desencadeiam variações de pressão. A hipertensão intracraniana compromete o fluxo sanguíneo intracraniano e a nutrição cerebral e o cérebro malnutrido se deteriora progressivamente, gerando desde sequelas temporárias para permanentes até a morte encefálica.

O método clássico para verificar a pressão dentro do crânio depende de um procedimento cirúrgico em que se faz um furo na cabeça. A solução brain4care, descoberta pelo físico e cientista Sérgio Mascarenhas (1928-2021) é uma inovação inédita que derrubou um dos pilares da Doutrina de Monro-Kellie, estabelecida há 200 anos e permite identificar variações de volume/pressão intracraniana posicionando um sensor mecânico acoplado a uma cinta ajustável na cabeça do paciente.

Técnica da brain4care

brain4care_dentroblog
Diagnosticado em 2005, aos 77 anos, com hidrocefalia (doença que provoca acúmulo de liquor em cavidades do cérebro), Sergio Mascarenhas, movido pelo inconformismo diante dos procedimentos invasivos pelos quais sofreu (uma cirurgia para implantar uma válvula que drena o excesso de líquido), desenvolveu um sensor não invasivo (brain4care) para monitoração da pressão intracraniana, em 2010.

O sucesso do produto é resultado de um processo evolutivo ao longo dos anos. Em 2017, a primeira versão do sensor obteve o registro para uso clínico no Brasil pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e, em 2019, a atual solução, que conta com um sensor sem fio (wireless), também foi aprovada pela Anvisa. Dentro da solução da brain4care, o sensor não é vendido, e sim enviado em comodato para os hospitais que licenciam o acesso à plataforma brain4care na cloud, o que reforça a necessidade de robustez e confiabilidade do sensor. Além do Brasil, hoje há patentes concedidas nos Estados Unidos e Europa.

Precisão, diferencial do produto

A busca por parceiros com excelência em instrumentação de células de carga de precisão – um dos diferenciais do produto – fez com que a brain4care encontrasse na Toledo do Brasil a tecnologia exigida para a instrumentação dos sensores.

A especificação do sensor da brain4care opera na dimensão de nanômetros, e por isso foi preciso desenvolver um sensor de altíssima precisão e sensibilidade. Na prática, qualquer variabilidade no processo produtivo da instrumentação pode impactar na precisão e calibração do produto.

Como fornecedora da tecnologia de instrumentação de células de carga de precisão para os sensores que fazem parte do método da brain4care, a Toledo do Brasil também comemora a conquista do prêmio, reconhecendo o sucesso dessa solução inédita no mundo, responsável por contribuir para o avanço da medicina e aliviar o sofrimento de pessoas.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?