Calibração de Balanças: O Que Você Precisa Saber para Evitar Prejuízos na Sua Indústria

Publicado em 23 de Dezembro de 2022

As balanças são equipamentos de precisão essenciais no setor industrial, pelo seu papel de garantir avaliações e processos corretos por meio da medição do peso. E para que os resultados das pesagens sejam sempre condizentes com a realidade, evitando problemas na produção, é essencial que os aparelhos estejam sempre muito bem calibrados.

Leia este artigo para entender:

● como é feita a calibração de balanças;
● quais são as consequências de não realizá-la;
● quais são as normas para calibração de balanças;
● porque é necessário contar com uma assistência técnica para realizar a calibração de balanças.

Como é feita a calibração de balanças

A calibração de balanças é um procedimento que visa verificar se os resultados que o equipamento está oferecendo estão corretos e, se não, qual é o nível de desvio.

O teste é realizado por meio de uma comparação quantitativa, na qual é colocado sobre o prato da balança um objeto com peso já estabelecido. Caso o valor apontado pela balança seja diferente do peso real de referência, é importante analisar qual é o nível de erro, já que existe uma certa tolerância.

As tolerâncias que se aplicam ao resultado da calibração de balanças são divididas em três categorias:

● tolerâncias legais;
● tolerâncias do fabricante;
● tolerâncias do processo.

Quais as consequências de não fazer a calibração dos equipamentos do seu parque de balanças

Todo instrumento de pesagem deve ser regulamentado pelo INMETRO, e a sua calibração adequada é uma responsabilidade tanto do fabricante do equipamento quanto da empresa usuária.

Falhas na pesagem podem provocar tanto prejuízos quanto riscos legais para as indústrias e estabelecimentos comerciais. Durante a fabricação de um produto, esse tipo de erro ocasiona cálculos equivocados de componentes.

Resumindo, em tópicos, para facilitar, as consequências de não fazer a calibração de equipamentos no seu parque de balanças podem ser:

● o desperdício de matéria-prima;
● o erro de cálculo de componentes na fabricação de um produto;
● problemas com a fiscalização;
● pausa na produção;
● qualidade inferior do produto.

Além disso, a falta de calibração também pode ocasionar desgaste maior para o equipamento no decorrer de sua utilização.

Quais são as normas para calibração de balanças

A norma que estabelece os critérios de periodicidade para calibrações e verificações dos padrões em instrumentos de medição é a NIT-DICOL-003, do INMETRO. Ela prevê, entre outras questões, que todos os padrões de medição que tenham influência no resultado oferecido pelos instrumentos devem ser calibrados a cada determinado período de tempo e sempre que o equipamento passar por um reparo ou manutenção.

A periodicidade definida pelo INMETRO para a calibração de balanças de peso padrão prevista na norma é de 24 meses, na ausência de intercorrências.

O caso de outros equipamentos de medição, incluindo desde aparelhos medidores de volume e de umidade até mesmo barômetros e trenas, deve ser verificado individualmente na tabela registrada na norma.

Porque contar com uma assistência técnica para a calibração de balanças

Por serem equipamentos de precisão, balanças só devem ser manuseadas por pessoas especializadas, especialmente no que tange a procedimentos como uma calibração. Por isso, é essencial contar com a manutenção preventiva dos equipamentos, realizada por uma assistência técnica gabaritada.

Promover a manutenção preventiva dos seus equipamentos ainda pode diminuir a chance de eventuais prejuízos com a danificação do aparelho, tanto por necessidade de substituição quanto pelo tempo que ele passa sem funcionar — apenas um equipamento parado pode interferir em todo o andamento do seu negócio, já parou para pensar nisso?

Conheça o serviço de assistência técnica da Toledo do Brasil

A Toledo do Brasil é uma marca de referência no país em serviços de pesagem e demais soluções para indústrias e para o comércio varejistas. Além disso, é a única empresa do ramo que oferece assistência técnica especializada para todo o Brasil, com equipe técnica própria, internamente treinada.

É possível contar com as centenas de oficinas espalhadas por todo o território nacional ou, ainda, requisitar atendimento in loco, seja para manutenção preventiva ou em necessidade de correção emergencial.

O serviço de calibração da assistência técnica da Toledo do Brasil te ajuda a manter a conformidade e a acurácia de seus equipamentos de pesagem, para que sua empresa possa trabalhar com excelência e atuar sempre de acordo com as normas ISO.

Para saber mais informações, acesse a página sobre o serviço de assistência técnica e calibração para balanças no site da Toledo do Brasil.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?