Como E Por Que Escolher Uma Balança para Pesagem de Bovinos

Publicado em 29 de Setembro de 2022

Muitos pecuaristas ainda não entendem a real importância de pesar os seus animais e acreditam que apenas uma visão experiente e mais apurada é capaz de substituir o peso exato. Entretanto, uma balança na fazenda para pesagem dos animais traz diversos benefícios, muito além do que somente levar os animais ao curral para pesá-los.

Você verá ainda que essa ferramenta é necessária em todas as fases da vida dos animais, trazendo informações que você jamais imaginou que poderia ter em mãos. Por exemplo, os pecuaristas fazem suas compras a partir de unidades de pesos e a venda é feita por arrobas de peso de carcaça, que é o resultado da subtração de mais ou menos 50% do seu peso vivo. Pensando nisso, você não acha que deve acompanhar esses números frequentemente?

Com o peso exato do animal, é possível medir o potencial de produção da pastagem, o crescimento dos animais, a sanidade do rebanho, levantar os indicadores econômicos e realizar a seleção para melhorar a genética do rebanho. Sendo assim, você já deve imaginar que a balança é um item chave para ter maior controle sobre a sua produção.

Neste artigo, veja:

● a importância de uma balança de pesar gado;
● o que acontece se você não pesar o rebanho regularmente?
● como escolher a balança de pesar gado ideal?

Por que você precisa de uma balança de pesar gado?

Para começar a compreender a real importância das balanças na fazenda, é necessário entender que elas são itens cruciais para verificar o desenvolvimento e a avaliação do desempenho nutricional e sanitário do seu rebanho.

Mais tarde, são esses números que farão com que você possa usar as informações para tomar decisões mais assertivas na sua fazenda. Com os resultados obtidos, você pode escolher quais são os animais deverão ser descartados e quais permanecerão na fazenda, seja para reprodução ou engorda. Ou seja, com base nas informações obtidas com as pesagens, é possível selecionar os animais de acordo com o peso de interesse e não apenas baseado em indicadores aleatórios. Tudo isso, a longo prazo, trará muito mais lucro.

Ainda, é de extrema importância acompanhar a pesagem de bezerros, por exemplo, para entender o desempenho dos animais ao longo da fase produtiva, assim como comparar o manejo dos animais e diferentes raças, caso seja de interesse…

Geralmente, os fazendeiros costumam dizer que “os animais estão com boa aparência e parece estar prosperando”, mas não há como saber com certeza até colocá-lo em uma balança e acompanhar o desenvolvimento do rebanho.

Outro ponto a ser abordado é na hora da comercialização dos animais, pois, caso não se conheça o peso dos animais desde o nascimento até o momento da venda, não terá uma previsibilidade do valor a ser praticado e do quanto poderá lucrar. Dessa forma, muitos criadores vivem no “achismo” e seguindo dia após dia, sem realmente firmar estratégias eficazes para aumentar o faturamento com a venda de gado.

As decisões críticas de manejo da fazenda, como planejamento sanitário do rebanho e suplementações estratégicas s, devem ser tomadas com base nos resultados da pesagem regular dos animais. Isso é particularmente importante se você estiver envolvido em sistemas de laticínios ou carne bovina.

Sendo assim, os maiores benefícios que você encontra estão em:

● sanidade;
● nutrição do rebanho;
● genética.

Tudo isso, é claro, influenciará diretamente na produção, e caso não tenha um acompanhamento regularmente, poderá precisar lidar com alguns problemas futuros.

O que acontece quando você não pesa o gado regularmente?

As indústrias de laticínios e de carne bovina dependem fortemente da capacidade dos criadores em atingir as metas de desempenho ao longo da vida dos animais na fazenda. Sendo assim, quando não alcançam números expressivos, acontecem vários problemas decorrentes disso.

Mas, há outra questão que deve ser levada em consideração: caso não se faça um acompanhamento de pesagem regular, poderá deixar de notar os animais que apresentam um desvio súbito de peso, por exemplo, o que significa que podem estar doentes.

No exame físico, esses animais podem apresentar sinais de doença, como olhos e orelhas caídos ou podem parecerem apáticos. Entretanto, se não houver nada de errado com o animal, o problema pode estar na estratégia de alimentação, ou na área de alimentação, ou nas aguadas que devem ser limpas e verificadas com certa frequência.

Como escolher a balança ideal para pesar o seu rebanho?

Alguns fazendeiros deixam de investir em infraestrutura adequada por não analisarem os benefícios ae longo prazo. Sendo assim, você deve escolher uma balança que, além de somente pesar o seu rebanho, auxilie nessas diversas funções citadas ao longo deste texto.

Com isso, você deve saber que há, pelo menos, dois tipos de balança para pesar gado, sendo a mecânica e a digital. A primeira opção exige anotações manuais, então se a sua ideia é otimizar os processos na sua fazenda, talvez ela não seja a escolha ideal.

Já as balanças digitais se conectam a outros dispositivos e são mais tecnológicas. A linha MGR, da Toledo do Brasil, por exemplo, contribui no manejo racional e na comercialização do rebanho. Por meio de um software integrado, ela permite melhorar a produtividade com segurança e rastreabilidade de forma muito mais prática, disponibilizando informações necessárias para essas tomadas de decisões seguras.

Conheça melhor as características da MGR-4000 da Toledo do Brasil e surpreenda-se com a facilidade e agilidade oferecidas pelo equipamento na pesagem de animais vivos!

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?