Como Otimizar A Organização De Estoque Dentro Dos Almoxarifados

Publicado em 30 de Agosto de 2022

A organização de estoque dentro de um almoxarifado é de extrema importância para garantir que os negócios funcionem com máxima eficiência e produtividade. Por isso, fique atento a algumas dicas que irão otimizar o seu trabalho e facilitar o dia a dia da equipe!

1. Controle as categorias por etiquetas bem visíveis

A primeira dica para um almoxarifado melhor organizado é fazer uso de etiquetas, placas ou até mesmo fotos dos produtos, para que fiquem bem visíveis e encontrá-los seja o mais fácil possível.

As empresas devem garantir que a organização e o fluxo das instalações possam ser mantidos a longo prazo, rotulando seus produtos e zona de trabalho. Essas etiquetas ajudarão significativamente a equipe a identificar rapidamente itens individuais ou organizados em grupos.

2. Organize o layout para facilitar o trabalho

Uma organização de estoque com os itens em locais estratégicos não apenas torna o trabalho mais fácil para os funcionários, mas também fornece um fluxo altamente eficiente, que pode ser configurado seguindo algumas ordens específicas de operações.

Ao projetar bem o estoque com os produtos em locais que facilitam a visualização, os varejistas podem otimizar seu fluxo de processo. Mas tudo isso irá depender da maneira com que escolhem guardar esses itens dentro do almoxarifado.

3. Adote um estoque enxuto

Manter um estoque enxuto significa que você deixa apenas o que realmente precisa e nada mais. Isso garante que seus funcionários tenham menos produtos para filtrar ao organizar frete, concluir serviços de atendimento de pedidos e demais tarefas.

Para isso, tente reduzir seus estoques. Então, se possível, veja se os seus fornecedores podem entregar cargas menores e com maior frequência. Desde que os custos sejam somados corretamente, você pode melhorar ainda mais a sua eficiência com um inventário minimalista.

4. Conte com um sistema para gerenciar o seu almoxarifado

Atualmente, as empresas podem adotar facilmente uma gestão de estoque adequada para solucionar possíveis problemas no seu almoxarifado. Com um software que faz esse serviço, todas as informações dos itens podem ser acompanhadas de maneira bem mais organizada e eficiente. E tudo isso concentrado em um só lugar.

Sem falar que você pode sincronizar os dados do estoque entre os diferentes armazéns e lojas em tempo real para rastrear facilmente a quantidade e tipos de itens disponíveis. Tudo isso faz com que seus funcionários percam menos tempo com essas tarefas, o que torna o trabalho produtivo.

5. Maximize seu espaço

Mais uma ideia de organização de estoque para os almoxarifados é descartar itens que estão fora de tendência ou em excesso para abrir espaço aos novos pedidos. Ao fazer o uso eficaz do armazenamento, sua empresa pode não apenas economizar o dinheiro que estaria gastando com estoques desnecessários, mas também melhorar a lucratividade graças ao melhor fluxo de mercadorias que estão em alta.

6. Utilize prateleiras empilháveis

As prateleiras empilháveis também são uma solução fácil para o armazenamento de itens menores. Seus funcionários podem usá-las para organizar e acessar pequenos produtos que estão em alta demanda.

Esse tipo de objeto é muito mais fácil de ser organizado e pode otimizar bastante espaço dentro de um almoxarifado.

7. Treine a sua equipe regularmente

Se engana quem pensa que nos almoxarifados não é preciso de treinamento da equipe. Essa é uma das soluções mais necessárias para manter um armazém organizado.

Os treinamentos regulares com a equipe faz com que ela entenda a importância de manter o local organizado e saiba usar com maior eficiência as ferramentas para manter o sistema de estoque atualizado.

Por isso, tornar o almoxarifado um espaço sempre organizado passa a fazer parte da cultura corporativa, porque você enfatiza isso para todos os funcionários e os lembra regularmente.

8. Mapeie ações que não entregam resultados

O ideal para evitar ações que não tragam resultados ou que sejam considerados “desperdícios” é examinar todos os seus processos realizados para garantir que etapas desnecessárias não tenham ocorrido.

Além disso, como você saberá o que funciona para a sua organização de estoque e o que não funciona se não acompanhar as ações e resultados realizados? É praticamente impossível, concorda? Assim, você pode melhorar o que já traz soluções e descartar o que não está dando certo.

9. Pese os produtos dentro do seu almoxarifado

Quando a sua empresa faz a pesagem dos itens no próprio local de armazenamento, você garante uma economia de tempo de operação que, a longo prazo, significa maior produtividade da equipe e ganho de dinheiro.

Isso porque, quando você opta por levar produtos pesados a distâncias consideráveis do seu estoque para pesá-los, a sua equipe perde muito mais tempo e tem mais trabalho. Também, há chances de que um acidente aconteça…

Mas, para resolver esse problema, você pode contar com uma balança eletrônica transpaleteira, que será uma ótima solução para pesar cargas paletizadas dentro do seu próprio local de armazenamento, ou seja, seu almoxarifado.

Por isso, você pode optar por produtos como a PL-3000 da Toledo do Brasil, que possui características e benefícios para realizar a pesagem completa e facilitada dos itens dentro do próprio local de armazenamento.

Conheça melhor as soluções de pesagem com transpaleteiras (PL3000 BYG e PL3000 Paletrans) e surpreenda-se com as infinitas facilidades que você pode garantir para o almoxarifado! Agora, se você precisa CONTAR AS PEÇAS do almoxarifado, consulte nossa linha de balanças contadoras; você irá se surpreender!

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?