Como Usar a Balança De Precisão Corretamente? Conheça as 3 Principais Dicas

Publicado em 12 de Fevereiro de 2021

A balança de precisão é utilizada quando o usuário necessita ter a maior exatidão possível no processo de pesagem como, por exemplo, na indústria farmacêutica, na qual a tolerância para erros deve ser mínima.

Esse dispositivo possui uma elevada sensibilidade. Atualmente, existem balanças no mercado que alcançam até seis casas decimais, ou seja, são extremamente precisas.

Escute a narração do artigo e saiba como usar uma balança de precisão:

Como usar a balança de precisão?

Alguns aspectos podem influenciar no momento da pesagem, já que o equipamento possui uma elevada sensibilidade para detectar as mínimas variações de peso. Por isso, muitos aspectos presentes no ambiente podem contribuir para uma leitura errônea. Para que isso não ocorra, você sabe como ela deve ser utilizada? Confira a seguir!

1. Local de utilização

Por ser extremamente sensível, a balança de precisão deve ser utilizada em um ambiente fechado, que não tenha variações bruscas de temperatura, deslocamento de ar, umidade ou vibração excessiva. Um ambiente com condições diferentes a esse pode causar resultados de leitura com alterações significativas.

2. Atente-se a calibração

Para que o equipamento obtenha os resultados corretos, é fundamental que ele esteja nivelado, pré aquecido e ajustado no local que será utilizado. A calibração também é importante, pois é a partir dela que se detecta eventuais erros de pesagem para que sejam corrigidos.

Todo equipamento de pesagem, independentemente da tecnologia aplicada em sua confecção, sofre desgaste com o uso e requer calibrações periódicas. A periodicidade dessas calibrações dependerão do rigor do processo, do valor do produto pesado, da frequência de uso e das condições do ambiente de instalação.
Existem balanças que executam um ajuste automaticamente quando detectam que a temperatura do ambiente variou a ponto de afetar sua exatidão. Também é possível fazer de forma manual, por meio de um botão que realiza o ajuste quando o operador julgar necessário.

3. Faça a pesagem de forma correta

Em geral, a pesagem é uma função simples. Porém, é importante lembrar que esse tipo de balança deve ser operada de maneira cuidadosa. Ao colocar a carga, posicione-a suavemente no meio do prato e evite arrastá-la. Tenha em mente que se houver fortes impactos no prato, a vida útil da balança pode ser comprometida e, até mesmo, a célula de carga (elemento sensor de peso) pode ser danificada permanentemente. Mantenha a balança sempre limpa, abra os vidros da cúpula (caso exista) somente pelo tempo necessário e evite mudá-la de local. Se isso não for possível, não esqueça de nivelá-la e realizar o ajuste novamente. Gostou de saber as formas de utilização correta da balança de precisão? Continue acompanhando o blog da Toledo do Brasil para mais dicas como essa!

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?