Conheça as diferenças entre o aço inox e o carbono

Publicado em 12 de Abril de 2018

Por ser mais durável e resistente à corrosão são inúmeros os benefícios que o aço inoxidável traz para diversas aplicações.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Hoje em dia, diversos setores da indústria, do comércio e de serviços buscam fazer uso de novos materiais e tecnologias visando aumentar a produção, a qualidade, a eficiência, a segurança e a saúde, de uma maneira geral. O surgimento do aço inox é um exemplo dessa revolução, que aconteceu há mais de 100 anos. 

Os primeiros trabalhos realizados no sentido de melhorar a resistência à oxidação das ligas de ferro datam de meados do século XIX. O verdadeiro descobrimento dos aços inoxidáveis e, sobretudo, a sua fabricação industrial aconteceu nos anos anteriores a Primeira Guerra Mundial, quase que simultaneamente na Inglaterra e na Alemanha.

Mas, mesmo com muitos anos de existência, ainda existem muitas dúvidas sobre quais são as características do aço inox e, principalmente, qual a diferença entre ele e o aço carbono. 

O aço inox é composto por ferro, carbono, cromo, titânio, entre outros elementos. Já o aço carbono é composto por ferro e carbono, basicamente. E isso faz diferença na prática? Sim, grande diferença, porque todas as características de uso e conservação são determinadas pela sua composição. Dessa forma, a principal diferença é que o aço inox possui muito mais resistência contra ferrugem e corrosão em relação ao aço carbono. 

A desvantagem da ferrugem é que está sujeita a contaminação. Por esse motivo, o aço inox é usado nos setores alimentícios, farmacêuticos, químicos, cosméticos, laboratoriais, entre outros.  É também conhecido como um material inerte, ou seja, que não modifica a cor, aroma e sabor dos alimentos, e ainda suporta uma ampla variedade de temperaturas.

Mas, é importante destacar que para o aço inox é recomendado que sejam tomados cuidados frequentes, como na manutenção da limpeza, para minimizar danos e sujeiras acumuladas, aumentando a vida útil e funcionalidade do material.

A Toledo do Brasil, empenhada em oferecer as melhores soluções em pesagens, possui uma ampla linha de balanças em aço inoxidável, para atender as mais diversas aplicações. Essas modernas tecnologias serão mencionadas nos próximos posts. 

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?