Conheça as soluções em pesagem para aplicações em áreas classificadas

Publicado em 08 de Fevereiro de 2018

Tratam-se de modernas tecnologias que podem operar em todos os locais ou ambientes sujeitos à probabilidade da existência ou formação de misturas explosivas pela presença de gases, vapores, poeiras ou fibras combustíveis misturadas com o ar.

Depois de explicarmos as definições de uma atmosfera explosiva e de uma área classificada, ambas de grande importância e que requerem a adoção de medidas de segurança para evitar acidentes de trabalho, agora vamos abordar as modernas soluções existentes para atender a esse mercado.  Para garantir maior segurança aos trabalhadores e ás instalações industriais, a Toledo do Brasil desenvolveu uma linha especial de balança e sistemas de pesagem apropriados para aplicação em áreas classificadas.  

Entre os vários tipos de proteção para equipamentos elétricos a serem utilizados nesses ambientes, destaca-se a tecnologia de segurança aumentada e intrinsecamente segura, também chamada de proteção por projeto, indicada para a maioria das aplicações. Isso porque todos os dispositivos e circuitos são projetados para não gerar energia que possa inflamar uma atmosfera explosiva. Esta tecnologia possui os seguintes diferenciais: equipamentos com tamanho reduzido e de simples instalação; possui flexibilidade e atende a todas as áreas classificadas.

Modelos de Terminais de pesagem:

TI311x

É um terminal industrial construído com tecnologia de segurança aumentada e intrinsecamente segura. Faz a leitura de células de carga analógica, é utilizado em aplicações de pesagem de tanques, plataformas de pesagem, paleteiras e sistemas de pesagem analógicos em geral, permitindo registro de dados das informações de pesagem através da impressão de dados, com interligação a PCs, Ethernet TCP/IP, aplicações de dosagem e ainda apto para interligação com redes industriais Profibus-DP e Ethernet IP.

Está aprovado de acordo com as normas brasileiras para instalações em áreas classificadas Zona 1/2 (gases/vapores inflamáveis) e Zona 21/21 (poeiras combustíveis). 

Suas principais características são:

  • Construção em aço inoxidável, grau de proteção IP-65;
  • Alimentação elétrica através de fonte ou bateria externa;
  • Funções de pesagem simples, verificação de peso e classificação.

 

IND226x

É um terminal de pesagem intrinsecamente seguro para Zona 1/21, é utilizado em aplicações de pesagem de tanques, plataformas de pesagem, paleteiras e sistemas de pesagem analógicos em geral permitindo registro de dados das informações de pesagem através da impressão de dados, com interligação a PCs,

Suas principais características são:

 

  • Construção em aço inoxidável, grau de proteção IP-66;
  • Alimentação elétrica através de fonte ou bateria externa;
  • Atende plataformas de pesagem ou sistemas de pesagem com células analógicas;
  • Funções de pesagem simples, verificação de peso e classificação;
  • Entrada digital configurável (Limpar, Tarar, Imprimir ou Zerar);
  • Certificado para instalação em áreas classificadas conforme as normas brasileiras.

 

IND560x

É um dos terminais de pesagem mais versáteis disponível hoje no mercado mundial. É possível escolher entre transdutores de tensão convencionais (células de carga) ou tecnologias de pesagem com restauração de força eletromagnética. Possui ainda várias interfaces de comunicação diretas com CLPs, PC, ou controle de E/S digital. 

Está disponível também na versão IND560xx, exclusivamente para aplicações nas áreas classificadas Zona 2/22, manufaturado com tecnologia de proteção não acendível (nA), podendo ser usado em local onde a ocorrência de mistura (gases/vapores ou poeira) inflamável/explosiva é pouco provável de acontecer e se acontecer é por curtos períodos (gerada normalmente por fonte de risco de grau secundário).

Modelos de Balanças:

Série Kx

São balanças industriais de alta precisão, que proporcionam a mais alta reprodutibilidade, disponíveis nas capacidades de 15kg a 6.000kg em aço inoxidável, carbono ou galvanizado, podendo ser instaladas em bancada, piso ou poço. 

 

PL3000x

Trata-se de uma balança transpaleteira intrinsecamente segura, que atende as áreas classificadas Zona 1/21 com capacidade de 1.000 e 2.000 kg, construída em aço carbono ou aço inoxidável e ideal para paletes de padrão brasileiro (1,20 m de largura) ou de padrão europeu (0,80 de largura).

Utiliza o terminal de pesagem IND 226x com por bateria externa recarregável.

Esses são alguns exemplos de modernas soluções em pesagem que existem no mercado, que diminuem os riscos de acidentes em áreas classificadas e seguem as normas de segurança do trabalho. 

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?