Conheça os Benefícios da Balança Agrícola

Publicado em 12 de Agosto de 2022

O uso da balança agrícola nas funções diárias de uma fazenda comercial é fundamental para otimizar a produção e maximizar o lucro. Sendo assim, as balanças de pesagem se mostram essenciais para a operação de produtores grandes e pequenos, seja a especialidade pecuária ou colheita comercial.

Se pensarmos lá atrás, antes da chegada das balanças, veremos que os agricultores vendiam sacos empilhados de produtos e estimavam o valor sem saber exatamente quanto era. Como se pode imaginar, o método era propenso a erros graves, e os fazendeiros muitas vezes não recebiam o que mereciam por seus produtos.

Entretanto, desde que surgiram as balanças, as imprecisões em pesagens tornaram-se coisa do passado. Nos dias de hoje, os agricultores modernos usam balanças mecânicas e digitais para pesar os produtos agrícolas antes do comércio.
Os produtos agrícolas em larga escala, ou os comerciantes de gado, podem atestar a importância das balanças modernas para a indústria, com equipamentos de pesagem projetados especificamente para suas necessidades. Esses aparelhos atendem a várias funções que garantem o transporte, armazenamento, gerenciamento e a organização adequada de produtos.

Se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios de ter uma balança agrícola e qual tipo deve escolher para a sua fazenda, continue a leitura!

Por que você precisa de uma balança agrícola?

Na época da colheita, a maioria dos produtores precisa saber quanto rendimento suas terras produzem, certo? É aí que a balança agrícola começa a provar seu valor.

Na agricultura é onde as escalas de peso entram em jogo. Dessa forma, as balanças ajudam a medir a safra colhida para saber quanto está disponível para vender em uma determinada temporada. Posteriormente, essas informações podem ser usadas para acompanhar os rendimentos de diferentes linhagens da mesma cultura, calcular o espaço necessário para armazenar produtos ou até mesmo projetar a receita obtida com uma colheita.

Seja na agricultura ou na criação de gado, os produtos agrícolas geralmente são vendidos por peso. Na pecuária, por exemplo, os animais podem ser pesados para garantir que atendam um peso médio mais eficiente e acompanhar o crescimento do animal até o momento de abate.

Quanto às culturas, a pesagem é uma prática padrão do comércio. Sejam grãos, frutas ou verduras, os agricultores geralmente precificam seus produtos de acordo com uma determinada medição de peso, que precisa ser assertiva e confiável para dar lucros.

Ou seja, os agricultores podem tomar decisões e realizar ações baseadas em dados precisos de colheitas passadas, como por exemplo a compra mais exata dos fertilizantes necessários, o que lá na frente irá garantir também maior precisão e acertos. É verdade que muitos agricultores, por não quererem investir nesses equipamentos, perdem suas colheitas cobrando preços mais abaixo do padrão.

O fato é que as balanças agrícolas possuem muitas funções e estão dentro de diversas áreas, podendo auxiliar até mesmo na cobrança de taxas adequadas durante o frete de produtos.

Quando se trata do transporte de mercadorias, os equipamentos de pesagem devidamente calibrados, como as balanças rodoviárias, podem garantir que esteja sendo cobrada a taxa correta e que as regulamentações de limites de peso estão sendo atendidas.

Além de tudo isso, outros papéis importantes que as balanças de peso desempenham nas indústrias agrícolas incluem:

● gerenciamento de ingredientes de ração;
● monitoramento o progresso geral do lote;
● mistura e preparação de fertilizantes;
● verificação do custo de sementes.

Sendo assim, pode-se dizer que as balanças de peso agrícola estão no centro do comércio e na indústria de agro-produtos. As informações obtidas não são apenas críticas aos resultados de um agricultor, mas também determinam quanto outros comerciantes podem ganhar em toda a cadeia de suprimentos.

Com tantos benefícios e opções disponíveis, você deve estar se perguntando: e como escolher a opção ideal para o seu negócio?

Que tipo de balança agrícola você deve escolher?

Nas operações agrícolas, existem vários tipos de balanças que podem ser utilizadas, desde as de plataforma pesadas até balanças eletrônicas mais tecnológicas.

As balanças de plataforma são ótimas para pesar sacos de produtos como grãos ou frutas e, para agricultores de grande porte, as balanças de caminhão oferecem a solução de pesagem perfeita. O importante aqui é você escolher o que for conveniente para as necessidades do seu tipo e tamanho de negócio.

A Toledo do Brasil, empresa líder em pesagem no Brasil, conta com diversas opções dos mais variados tipos, combinando rapidez, proteção e precisão em suas aplicações. Além disso, você encontra produtos portáteis — mesmo os para pesagem de veículos agrícolas — e fáceis de serem manuseados para garantir maior facilidade no dia a dia.

Conheça a solução para pesagem de veículos agrícolas da Toledo do Brasil e veja como otimizar os processos na sua fazenda, garantindo mais produtividade no trabalho do dia a dia!

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?