Dia 09 de outubro é comemorado o Dia do Açougueiro

Publicado em 09 de Outubro de 2022

Você sabia que dia 09 de outubro é celebrado no País o Dia do Açougueiro? A data homenageia e valoriza todos os profissionais que atuam no setor.
Para você ter uma ideia, o primeiro registro do uso da palavra açougue na Língua Portuguesa foi em 1254, na forma “azougue”. Pouco depois, o vocábulo evoluiu para “aaçougue”, para então finalmente passar para a atual grafia.
No período medieval, os açougues eram localizados em casas familiares e o trabalho era quase artesanal. A higiene e a procedência das carnes, nessa época, não eram muito prezadas e nem avaliadas.

Atualmente, existem normas a serem seguidas pelos açougueiros, além de órgãos de fiscalização sanitária que impõem selos de qualidade, para que o consumidor saiba da procedência da carne.
Além disso, os açougues vêm passando por grandes transformações. As boutiques de carnes e os açougues virtuais estão se expandindo. Por trás desses negócios, a figura principal do sucesso é o açougueiro.

Brasil: Um dos maiores produtores de proteína animal do mundo

O Brasil é um dos maiores produtores de carne bovina do mundo. Dados divulgados em relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) indicam que o País se manteve em segundo no posto de maior produtor, sendo responsável por 16,2% da produção mundial. Os Estados Unidos permanecem no primeiro posto, produzindo 22,1% do volume mundial.
Esses números retratam também a importância do açougueiro, que exerce atividade essencial à população e ao país como um todo.

A importância e as principais funções do açougueiro

Para atuar como açougueiro é necessário ter conhecimentos técnicos, realizar conferências nos recebimentos das carnes e observar a qualidade, conhecer os tipos de carnes e fazer cortes de acordo com cada peça, como também ter habilidade para manusear os instrumentos necessários.
São também atribuições do profissional manter higiene rigorosa no local de trabalho, fazer a refrigeração e armazenamento adequado, atender bem todos os clientes, como também orientá-los na escolha das carnes.
Além de todos esses cuidados, para obter uma carne de qualidade é preciso ter também uma atenção especial com a padronização nos cortes da carne. Hoje, existem modernas tecnologias que auxiliam no trabalho do profissional.

Pensando nisso e para melhor atender o autosserviço no varejo, a Toledo do Brasil lançou o Fatiador de Carne Prix UNI 350 C, que contribui para o aumento da produtividade, devido a agilidade e economia no corte da carne, com segurança e sem desperdício.

Quais são os diferenciais e principais características do Fatiador de Carne Prix UNI 350 C?

• Com design compacto e de simples, rápida e silenciosa operação, o Fatiador de Carne Prix UNI 350 C é destinado para uso profissional contínuo;

• É fabricado em alumínio anodizado e aço inoxidável, projetado de modo a impedir o acúmulo e fixação de resíduos, oferecendo extrema proteção contra oxidação, e proporcionando facilidade na limpeza e maior durabilidade;

• Dispõe de botões de proteção a jatos d´água IP-69 e o motor IP-65 que permitem higienização completa;

• Apresenta característica exclusiva como a terceira geração de lâmina de corte, construída em aço especial de alta durabilidade, reduzindo a quantidade de intervenções para afiação;

• Possui lâmina de 350 mm de diâmetro e foi projetado de modo que apenas 8 mm da área de corte entre em contato com o produto que está sendo fatiado, proporcionando segurança ao operador;

• A abertura da lâmina para corte é de até 20 mm, permitindo cortes especiais de carnes desde um fino carpaccio até um corte mais grosso para o bife ancho;

• Por possuir sulcos no prato e no suporte de apoio das carnes, facilita o deslizamento durante o corte;

• E por conter um sistema automático de tensionamento da correia, permite maior precisão e padronização dos cortes;

• Também dispõe de um espaço para acomodar a carne, sem pressioná-la, conferindo ergonomia na operação de corte.

Por que o Fatiador de Carne Prix UNI 350 C proporciona mais segurança para o operador?

Desenvolvido com componentes elétricos certificados internacionalmente, em conformidade com as legislações vigentes, e certificado de acordo com a portaria 371/2009 do Inmetro, a Prix Uni 350 C proporciona segurança durante o corte, contendo sensores estrategicamente posicionados, que monitoram as ações do operador, impedindo a operação em situações de riscos de acidentes.

Um importante item de segurança é seu afiador de lâmina de corte integrado, pois se acionado durante a operação de corte, o fatiador é desligado automaticamente, aguardando o correto posicionamento para ser novamente ligado.

Toda essa tecnologia incorporada ao equipamento, a Toledo do Brasil desenvolveu pensando também em garantir mais segurança, facilidade e conforto ao açougueiro. À toda classe que trabalha em açougues, supermercados, frigoríficos, restaurantes e churrascarias parabenizamos pelo seu dia!

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?