Dia da Metrologia: descubra a importância da pesagem para a sociedade e a colaboração da Toledo do Brasil

Publicado em 19 de Maio de 2023

O Dia Mundial da Metrologia, foi instituído pela Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) em 1960. A data escolhida faz referência à assinatura da Convenção do Metro, realizada em 20 de maio de 1875, que estabeleceu um sistema internacional de unidades de medida.

Essencial para garantir a segurança do consumidor, a qualidade dos produtos e a proteção do meio ambiente, a metrologia é a ciência da medição, e está presente em diversos aspectos da nossa vida, desde as medidas de tempo, comprimento e temperatura até a medição de alimentos e produtos em supermercados e lojas.

No Brasil, ela é regulada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que estabelece os padrões e as normas técnicas para todas as medidas utilizadas no País, sendo ainda o responsável pela fiscalização e certificação dos instrumentos de medição, garantindo que eles estejam em conformidade com as normas e as exigências legais.

Neste ano, o tema escolhido pela Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) para o Dia Mundial da Metrologia foi Medições que apoiam o sistema alimentar global. A escolha, segundo a entidade, se deu em virtude dos “crescentes desafios das mudanças climáticas e distribuição global de alimentos em um mundo cuja população atingiu a marca de 8 bilhões no final de 2022”.

Pesagem de ponta a ponta

A metrologia tem um papel fundamental no agronegócio, comércio e varejo. Desde a medição da umidade dos grãos, até a pesagem de cargas em caminhões e a garantia de transações comerciais justas, a ciência percorre toda a cadeia produtiva.

Detentora de um terço do mercado de balanças comercializadas em território nacional, a Toledo do Brasil tem apostado em iniciativas de pioneirismo, e destina 4,2% de seu faturamento anual para pesquisa e desenvolvimento de novas soluções que potencializam as relações comerciais e tornam a metrologia ainda mais precisa e eficiente.

“Quando os produtos são vendidos com as medidas corretas, sem prejuízos para o consumidor, há um aumento da confiança nas relações comerciais. Isso ajuda a fortalecer a economia e a estimular o comércio justo e sustentável”, afirma Antônio Francisco de Oliveira, da Toledo do Brasil.

Investimento no futuro

Os investimentos realizados pela Toledo do Brasil já podem ser percebidos na alta tecnologia encontrada em seus equipamentos. Uma de suas mais modernas balanças tem sistema de inteligência artificial capaz de ver, ouvir e aprender. “A Prix 7T conta com capacidade de armazenar até 100 mil itens e suas informações complementares como receitas e tabelas nutricionais, foram pensadas para atender as necessidades de varejistas de pequeno a grande porte”, explica Vittoria Cassoni, analista de produtos da empresa.
Já o setor agro, ganha em tecnologias de precisão e rastreabilidade. A empresa, que é líder em pesagem na América Latina, tem focado seus esforços para a inovação do negócio. “Estamos sempre em busca de melhorias nos processos de pesagem, desenvolvendo complementos tecnológicos que apoiam os clientes demonstrando de ponta a ponta o que acontece nas etapas de cada projeto”, finaliza Edson Freire, diretor e Vice-presidente da Toledo do Brasil.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?