Dia Nacional do Supermercado! Conheça mais sobre essa data

Publicado em 12 de Novembro de 2022

Uma coisa é certa: ter um supermercado próximo de casa ou no trajeto do trabalho facilita a vida de qualquer pessoa. Inegável a importância econômica do segmento para o País com suas 92.588 lojas, responsáveis por empregar 3,1 milhões de colaboradores diretos e indiretos, comercializar 87% dos gêneros de consumo e por faturar R$ 611,2 bilhões (em 2021), valor que representa 7,03% do PIB (Produto Interno Bruto). Em 2020, os ganhos atingiram R$ 554 bilhões, segundo a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados).

De acordo com a Associação, na “Pesquisa Eficiência Operacional 2022”, o setor supermercadista manteve no ano passado um cenário de estabilidade em relação aos sete anos anteriores, atingindo alta eficiência operacional, na ordem de 98,13%. Na análise isolada por formato de loja: atacarejo conquistou 98,79%, o maior nível de eficiência operacional, seguido pelo formato de conveniência (98,46%). Na sequência, estão: supermercado convencional (98,02%), loja de vizinhança (97,60%) e hipermercado (97,57%).

São números expressivos e que reforçam os motivos para festejar o Dia Nacional do Supermercado, em 12 de novembro. A data foi instituída como um marco da aprovação da lei nº 7.208, que regulamentou a atividade no País. Também se constitui em um momento para comemorar os resultados obtidos, trocar informações e procurar soluções, visando o crescimento e a lucratividade do negócio.

De olho na eficiência operacional

Empresários do setor supermercadista entendem que o caminho a ser trilhado passa pela busca por soluções que visem eficiência, redução de custos, aumentem produtividade e vendas, sem perdas ou desperdícios, e fidelizem clientes.
Nesse sentido, é necessário analisar qual a área dentro do estabelecimento comercial se deve focar esforços, a fim de implementar melhorias. Para gerenciar o negócio como um todo, a Toledo do Brasil disponibiliza no mercado nacional soluções para atingir tal objetivo. Alguns exemplos são mencionados nos Cases de Sucesso mencionados em nosso site, os quais detalham algumas dessas soluções aplicadas em supermercados. Confira!

É também preciso identificar a ferramenta adequada, descobrir as novas tecnologias disponíveis e metodologias para atender às necessidades de cada área do supermercado. Com a solução certa se consegue fazer a gestão, decidir e planejar a implementação de novas estratégias e analisar os resultados.

Para melhor controle de mercadorias sem perdas

Ainda, de acordo com a pesquisa da ABRAS “Eficiência Operacional 2022”, foram apuradas as mercadorias que mais impactaram o nível de eficiência conquistado pelos supermercados, contribuindo com a elevação do índice. São elas: bebidas não alcoólicas, bebidas alcoólicas, carnes e embutidos, bazar, mercearia doce, frios e laticínios, higiene e beleza, mercearia salgada e limpeza.
Para qualquer que seja a área do supermercado ou mercadoria comercializada, a Toledo do Brasil possui a solução em automação comercial e varejo.

Com destaque para as linhas de Balanças Prix 5 Plus, Prix 6, Balança de Checkout 8217, MGV (Módulo Gerenciador de Vendas), MIT (completa mídia digital interna para o consumidor no ponto de venda) e a linha de Fatiadores de Frios, entre outros.

Balança Prix 5 Plus

A balança Prix 5 Plus é a solução ideal para pesagens nas áreas de preparação e balcões de atendimento nos produtos fracionados nos supermercados. Possui recursos de etiqueta contínua, gerando economia na rotulagem dos produtos rotulados além de contribuir para a sustentabilidade. Possui ainda controle de rastreabilidade com o uso do código 2D GS1 Datamatrix e QR-Code, além do tradicional Code 128, evitando que produtos vencidos sejam comercializados no checkout.

Balança Prix 6

Com design moderno, a balança Prix 6 é ideal para o mercado varejista, sendo bastante recomendada para ambientes como padarias, açougues e demais estabelecimentos que comercializam uma quantidade maior de itens ou que necessitam de gerenciamento mais apurado. Proporciona capacidade para até 32 kg com tripla faixa de pesagem, cadastro local e/ou via rede, ampla área de pesagem, etiquetas impressas com a inserção da logomarca ou nome do estabelecimento, venda direta e pré-embalagem na mesma unidade, recurso de tara predeterminada, acumulador de vendas e muito mais.

Balança de Checkout 8217

Desenvolvida para supermercados, hipermercados, sacolões e pequenos comércios, devido permitir a pesagem e a leitura de código de barras dos produtos no mesmo local, a Balança de Checkout 8217 confere redução de despesas com mão-de-obra de funcionários e etiquetas, além de aumentar a produtividade e a qualidade do atendimento aos clientes. Em conformidade com a portaria nº 8, anexo 1 da NR17 - Ministério do Trabalho, define requisitos para a ergonomia dos trabalhadores no checkout, evitando acidentes e doenças do trabalho.

MGV (Módulo Gerenciador de Vendas)

O MGV 7 é a solução on-premise para centralizar e gerenciar informações das redes de balanças Prix da Toledo do Brasil. Confere controle completo das pesagens, além de agilizar e garantir a atualização das informações nas etapas de preparação para exposição na loja e venda direta no balcão. Há a versão MGV Cloud – Módulo Gerenciador de Vendas em Nuvem que, por meio da internet, oferece ao usuário as informações sobre os equipamentos e pesagens realizadas, independente do sistema operacional ou dispositivo de acesso.

MIT (Mídia Digital Interna)

Segundo estudos, em 85% dos casos, a decisão de compra só acontece no PDV. Sendo assim, com o MIT 7 é possível estimular e induzir o desejo de compra, aumentando o faturamento em uma categoria específica ou no mix geral da loja. Favorece, ainda, montar diversas grades de programação com conteúdo, sendo exibido conforme o dia da semana desejado. Além de possuir um sistema de organização de filas, o MIT 7 veicula: cartazes digitais, promoções e propagandas, formas de pagamento, informações de setores ou da loja, anúncios, notícias e entretenimento, entre outros.

Fatiadores de Frios e de Carnes

Com lâminas fabricadas em aço de alta durabilidade, com redução da necessidade de afiação, a linha é diferenciada em relação às demais existentes no mercado nacional. Os Fatiadores de Frios e de Carnes possuem apenas 8 mm de área de corte que entra em contato com a mercadoria que está sendo fatiada. Na prática, o fatiamento se torna mais eficiente, com diminuição de desgaste da lâmina. Os fatiadores de frios e os de carnes atendem integralmente às legislações vigentes, resultando na proteção contra acidentes, tanto na parte elétrica, quanto na mecânica. Para atender à demanda de mercado, há diversos modelos à disposição.

Todas essas soluções destacadas têm presença marcante nas redes de supermercados do País, e servem para comprovar que qualidade e inovação têm sido os tópicos mais evidenciados pelo setor. Nesse sentido, o aporte em investimentos feitos pelos supermercadistas tem por objetivo melhor atender os gostos e a satisfação do consumidor, com a produtividade que o negócio exige.
Nós da Toledo do Brasil estamos ao lado de todos esses profissionais e desejamos parabéns a todos vocês que atuam no segmento supermercadista.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?