Dicas De Como Aumentar a Produtividade Em Processos Da Indústria

Publicado em 07 de Maio de 2021

Dicas De Como Aumentar a Produtividade Em Processos Da Indústria

Segundo dados do portal da indústria, em 2020, a produtividade do trabalho no ramo – medida como o volume produzido dividido pelas horas trabalhadas na produção – recuou 0,6%, na comparação com 2019. Diante desse cenário, você sabe como é possível aumentar a produtividade na indústria?
Esse é um dos objetivos mais buscados por donos, diretores e gestores do segmento. Para alcançar esse propósito, é necessário adotar algumas melhorias, tanto no fluxo de trabalho, quanto na gestão e finanças.
Confira no artigo quatro dicas que irão auxiliar a aumentar a produtividade

4 Dicas para aumentar a produtividade no setor industrial

Há várias práticas e melhorias que podem ajudar a aumentar a produtividade na indústria. Separamos quatro das principais a seguir. Confira!

1. Revise o fluxo de trabalho

Revisar o fluxo de trabalho existente é essencial para detectar se há alguma falha no processo. Para isso, deve ser avaliado desde o momento em que as matérias-primas chegam à empresa até o produto pronto ser enviado ao cliente.

De acordo com o conceito de logística moderna, é imprescindível gerenciar o fluxo físico de materiais e o fluxo de informações, concomitantemente. Para isso, a tecnologia é a grande aliada.
Por meio de software de gestão logística as tarefas e o fluxo operacional são otimizados, com respostas claras e o controle de todo o processo. O software MWS-Easy, desenvolvido pela Toledo do Brasil, por exemplo, gerencia os processos de pesagem, contagem, fracionamento, etiquetagem, conferência e expedição de materiais.
Além de contar com essa otimização, é necessário também observar os seguintes elementos em cada fluxo:

  • fator humano: verifique se os colaboradores têm as habilidades necessárias para as funções que executam e se trabalham nas atividades mais adequadas às suas capacidades;
  • procedimentos e atividades: é necessário entender os inputs e outputs (entradas e saídas) de mercadorias, de informações e de outros fatores envolvidos na produção. É preciso mapear os processos para avaliar o todo e saber quais são os pontos fortes e os pontos de melhoria.

2. Trabalhe com metas possíveis

Trabalhar com metas que são impossíveis de serem alcançadas fará com que os funcionários se sintam desestimulados e, assim, diminuam sua produtividade. Isso pode ocorrer pelos seguintes motivos:

  • a equipe se desmotiva por não alcançar os objetivos;
  • os colaboradores trabalham demais, gerando exaustão e diminuição na produtividade;
  • desmotivação antecipada por saberem que a meta não pode ser alcançada.
    É preciso tomar cuidado para não confundir a definição de metas desafiadoras com as impossíveis. Metas desafiadoras são ótimas para estimular a equipe a querer mais.

3. Atualize processos

Para que as falhas sejam resolvidas, é necessário estabelecer planos de ação. Portanto, é necessário identificar quais áreas precisam desse tipo de ajuste e procurar o apoio dos profissionais desses setores para corrigir as deficiências.
Para isso, a empresa pode contar com os colaboradores mais experientes, que vivem diariamente as rotinas do setor e podem apontar o que é necessário para que o fluxo de trabalho deles melhore.
Sempre que possível, tente estimular a equipe, bonificar os melhores e definir métricas justas para medir o desempenho dos funcionários. Dessa forma, eles estarão sempre estimulados a se desafiarem e melhorarem seu trabalho e, como consequência, aumentando a produtividade.
Além disso, fazer o mapeamento de possíveis gargalos e solucioná-los é essencial. Eles podem ser:

  • de um equipamento que apresenta falhas ou está defasado;
  • uma etapa do processo que é desnecessária e atrasa as demais;
  • um processo burocrático que interrompe o fluxo de produtos ou informações.
    Após identificar os gargalos, avalie os custos que eles geram para a produção e se o investimento para resolvê-los causaria um impacto positivo.

4. Treine os funcionários

Para aumentar a produtividade da empresa é necessário capacitar os colaboradores. Isso pode ser feito através de:

  • treinamentos frequentes;
  • processos bem definidos;
  • clareza dos processos;
  • treinamentos de procedimento de segurança.
    Seguindo essas dicas, já é possível notar um aumento na produtividade na empresa e uma otimização. É necessário ter clareza que é preciso um certo tempo e planejamento, até que os resultados sejam colhidos.

Gostou de saber como aumentar a produtividade na Indústria? Confira também o artigo sobre como gerenciar o fluxo operacional da sua empresa de forma eficiente.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?