Dicas de como tirar o melhor proveito de sua balança

Publicado em 23 de Abril de 2020

Alguns detalhes simples no manuseio do equipamento não só contribuem para o seu bom funcionamento, como também aumentam a vida útil.

Está sem tempo? Ouça esse artigo e saiba como tirar o melhor proveito de sua balança

 

Pode parecer uma informação dispensável, mas acredite ou não, há pessoas que não usam corretamente uma balança, talvez até por desconhecimento. Você sabia que por incrível que pareça têm operadores que, ao invés de tocar delicadamente com a ponta dos dedos no teclado, pressionam as teclas da balança com objetos pontiagudos, como: facas, lápis, canetas e estiletes, entre outros? A consequência desse ato se traduz em falha ao digitar, sendo que depois de algum tempo as teclas podem não mais responder ao comando.

Em geral, a pesagem é uma função relativamente simples, consistindo em depositar os produtos cuidadosamente sobre o prato da balança. No entanto, é possível imaginar o que ocorre quando os produtos são jogados sobre o prato? A balança não zera e não pesa corretamente, uma vez que a célula de carga é danificada.

E, ainda, sabe o que ocorre se o processo de pesagem acontecer com a tampa da impressora aberta e o mecanismo de impressão exposto? Se for realizada pesagem com a tampa aberta, além do acúmulo de sujeira na cabeça térmica, haverá falha de impressão, queima da cabeça térmica e danos ao mecanismo impressor.

E como fazer a limpeza da cabeça térmica? Simples, basta usar as canetas próprias, fornecidas pela Toledo do Brasil, umedecidas com álcool isopropílico. Remover sujeira, tinta e contaminações geradas sobre a cabeça térmica, com objetos pontiagudos (facas, estiletes, lápis e canetas etc), invariavelmente, resultará em falha na impressão,

Para a limpeza das superfícies externas é só empregar um pano levemente umedecido em água ou detergente suave. Sabe o motivo de algumas balanças queimarem? Inadvertidamente, a limpeza é feita através de jatos d’água, mangueira, baldes etc.

O transporte do equipamento também requer determinados cuidados. Será que o operador tem ideia do que acontece quando ele transporta a balança segurando-a pela torre do display do consumidor? Há quebra da torre e a queda da balança, danificando as partes externas e internas. É bom que se saiba que ao transportar a balança é necessário desconectar o cabo de alimentação e cabo de rede (comunicação). Feito isso, enrolar os cabos (para também não serem danificados) e transportar a balança pela parte de baixo.

Por último, será que o operador tem conhecimento que remover ou mesmo danificar o lacre do equipamento é crime, sendo que o estabelecimento é sujeito a autuação pelo órgão fiscalizador? Nesse caso, deve-se orientá-lo a manter o lacre da balança e selo de reparado devidamente instalados. Essas são algumas dicas que favorecem a eficácia do equipamento, prolongando sua vida útil.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?