Dicas para calibração de balanças – Parte 1

Publicado em 19 de Janeiro de 2017

Como podemos ter certeza de que o resultado indicado no display está correto?

 

O ser humano não tem um sentido apurado para estimar peso, e essa dificuldade natural é mais acentuada porque o peso das coisas muda quando a força da gravidade também muda. Por esse motivo, as balanças se tornam tão necessárias. No entanto, como podemos ter certeza de que o resultado indicado no display está correto?

Só há uma maneira para responder esta pergunta: verificar a exatidão da sua balança com pesos-padrão periodicamente, ou seja, calibrar sua balança periodicamente.

E como fazer para que a balança apresente o melhor desempenho possível?

Confira dicas de como verificar a exatidão de sua balança de uma forma efetiva e de como conseguir o máximo desempenho do seu equipamento.

Utilize balanças aprovadas pelo Inmetro

Existe uma lei que regulamenta a fabricação, a manutenção e o uso de balanças no Brasil, que é a Portaria INMETRO 236/94.

Somente balanças com aprovação de modelo expedida pelo Inmetro podem ser utilizadas para transações comerciais e outras aplicações que envolvam direta ou indiretamente o consumidor final.

As balanças com modelo aprovado tem selo de verificação inicial, lacre e etiqueta do fabricante, onde constam todos os dados do instrumento. Esses itens garantem que a balança cumpre todas as exigências legais e que passou em todos os testes exigidos pela portaria.

Se a sua balança não apresentar um dos aspectos citados (não tiver aprovação de modelo do Inmetro, ou estiver sem lacre, ou com o lacre rompido), você e sua empresa estão passíveis de multas e/ou interdições.

Para mais informações sobre esta portaria, bem como o seu campo de aplicação, entre em contato conosco ou consulte o site: www.inmetro.gov.br

Utilize o peso-padrão adequado

Existem 7 classes para pesos-padrão: E1, E2, F1, F2, M1, M2 e M3. A diferença entre as classes é o erro máximo que os pesos-padrão podem apresentar, para mais ou para menos, em relação ao seu valor nominal. A classe E1 permite o menor erro e a classe M3 permite o maior erro.

Já para as balanças, existem 4 classes: I, II, III, IIII. A diferença entre elas é a precisão. A classe I é a classe das balanças mais precisas (ou com maior número de incrementos), enquanto que a classe IIII é a classe com menor precisão (ou menor número de incrementos).

Então, existem balanças com precisão suficiente para detectar erros de determinadas classes de peso.

Por exemplo: Uma balança classe I tem a precisão para detectar o erro de um peso classe M1, desta forma, jamais poderíamos utilizar um peso classe M1 para verificarmos a exatidão de uma balança classe I.

Para facilitar criamos a regra abaixo:

  • Balança Classe I – Pesos F1 ou superior (F1, E2, E1)
  • Balança Classe II – Pesos M1 ou superior (M1, F2, F1, E2, E1)
  • Balança Classe III e IIII – Pesos M3 ou superior (M3, M2, M1, F2, F1, E2, E1)

Clique aqui para visualizar os erros máximos permitidos entre as classes de peso.

Limpe o equipamento

Sempre, antes do início de uma calibração, limpe bem a superfície onde o peso será depositado Ex: Prato de pesagem. Observação importante: Retire o prato da balança para limpá-lo.

Aquecimento

Não inicie uma calibração ou uma pesagem imediatamente após ligar a balança. Os componentes eletrônicos precisam de algum tempo para se estabilizarem termicamente. Algumas balanças, após ligadas, realizam uma contagem regressiva antes de capturar o zero exatamente por esse motivo. Se não houver indicação do fabricante, recomenda-se aguardar 15 minutos.

Zero

Sempre parta do zero. Se após a retirada de um peso a indicação não voltar a zero, pressione a tecla ZERO.

Impactos

Deposite o peso suavemente no centro do prato de pesagem e não o arraste durante a pesagem.

Deslocamentos

Evite deslocar a balança. Se a mesma for trocada de local, deve ser nivelada e calibrada. Se o erro apresentado for maior que o tolerado (pela lei ou pelo processo) a balança precisa ser ajustada novamente.

Display

Verifique se todos os segmentos do display estão funcionando.

Exemplo: se o segmento do meio estiver com defeito, é possível confundir um 8 com um 0. Muitas balanças quando ligadas, fazem um teste acendendo todos os segmentos exatamente para esta finalidade.

Lacre

Verifique se a balança está lacrada. Somente desta maneira podemos garantir que um profissional acreditado pelo órgão fiscalizador ajustou a balança dentro da tolerância da lei (portaria 236/94). O lacre é obrigatório. A falta dele pode acarretar multas e interdições.

Nível

Nunca inicie uma calibração ou uma pesagem sem antes ter nivelado a balança.

Capacidade

Nunca ultrapasse a capacidade máxima da balança (isto inclui a tara do recipiente, se houver)

Carga sobre a plataforma

Nunca deixe carga sobre a plataforma, isso força o mecanismo sem necessidade, o que pode diminuir a vida útil do equipamento e causar um problema chamado Fluência (Creep) em algumas tecnologias utilizadas em células de carga de balanças.

Vibrações e correntes de ar

Evite instalar a balança em locais com vibrações e correntes de ar. Além de causar instabilidade na leitura, essa prática influi diretamente na vida útil do equipamento.

 

Saiba mais sobre dicas de calibração na parte 2.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?