Ecopontos da cidade de Fortaleza vêm tendo repercussão positiva do governo, da população e da mídia

Publicado em 14 de Janeiro de 2021

Os Ecopontos são conhecidos como pontos de descarte de resíduos e exercem papel fundamental na sustentabilidade urbana. Somente na capital do Ceará há 80 unidades do gênero.

Escute a narração desse artigo:

Locais ecologicamente desenvolvidos para o descarte de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros, metais e materiais recicláveis, entre outros, os Ecopontos da cidade de Fortaleza (Ceará) estão sendo reconhecidos positivamente pelo governo, população e pela mídia regional.

Ao todo são 80 Ecopontos no município, sendo previstos a instalação de mais 30 unidades destinadas a reorganizar os resíduos de áreas urbanas, contribuindo para a qualidade ambiental e oferecendo programas que beneficiam a população em geral. Destaque para os Programas Recicla Fortaleza e e-Carroceiro.

No Programa Recicla Fortaleza, as pessoas que levam materiais recicláveis aos Ecopontos têm descontos na conta de energia elétrica. Já no Programa e-Carroceiro, os carroceiros trocam qualquer material por dinheiro o que acaba se tornando uma fonte de renda, pois gera crédito para ser utilizado nos estabelecimentos comerciais cadastrados da região.

A Toledo do Brasil se tornou parceira nessa importante atividade ligada à sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Participando das licitações, instalou nos locais as primeiras balanças compatíveis com a atividade, afinal todos os valores pagos pelos Ecopontos são efetuados a partir do peso das mercadorias.

Colaborando junto a Ecofor no projeto, a Toledo do Brasil fornece produtos, serviços e peças, entre outros, como também realiza o reparo dos equipamentos, por meio de um serviço de manutenção integrado. Isso tudo garante a confiabilidade do processo como um todo, pois todas as transações são efetuadas a partir do peso, e com os produtos e serviços oferecidos certifica-se o cumprimento das legislações metrológicas.

No total, somam-se 31 balanças distribuídas pelos Ecopontos da cidade. E, em setembro, a Toledo do Brasil forneceu outras 17 novas balanças. Só para se ter ideia da importância dos Ecopontos locais, desde a primeira inauguração, em 2016, as unidades coletaram ao todo mais de 242 mil toneladas de materiais. Como resultado, os programas Recicla Fortaleza e e-Carroceiro geraram um benefício total de mais de R$ 3,5 milhões, distribuídos para mais de 27.600 usuários e 1.600 carroceiros cadastrados no sistema.

Os programas Recicla Fortaleza e e-Carroceiro têm gerado uma impressão bastante positiva perante a população em geral, órgãos governamentais e mídia local. É nos Ecopontos que a população pode ter acesso aos benefícios de ambos os programas que contribuem para manter a cidade limpa e a conscientizar a população sobre a reciclagem e preservação do meio ambiente.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?