Televendas 0800 545 4122

Venda de Peças 0800 225 2622

Suporte (11) 4356-9009

Idioma

Balanças de alta precisão podem apresentar resultados diferentes dependendo do local onde são instaladas. O motivo está na gravidade local, conhecida como Fator G.

A latitude e principalmente a altura em relação ao nível do mar, influenciam a força da gravidade, e pequenas variações podem comprometer as pesagens onde se requer alta precisão.

Para esclarecer como isso funciona e como garantir medições confiáveis, conversamos com Edgard Grigoletti Junior, engenheiro de soluções da Toledo do Brasil. Continue lendo nosso texto e entenda.

Balanças de laboratório são projetadas para medir com extrema precisão. Mas, ao serem instaladas em locais diferentes de onde foram fabricadas ou ajustadas da última vez, elas podem apresentar pequenas variações de peso, pois a gravidade varia dependendo da posição no globo; como as balanças utilizam a gravidade para medir o peso, consequentemente, se a gravidade variar, o peso registrado vai variar também”, explica Edgard.

Qualquer balança sofre esse efeito, porém, nas balanças de menor precisão, como as balanças utilizadas no comércio, por exemplo, esse efeito passa despercebido, mas com as balanças de laboratório esse efeito fica bem claro, portanto, devemos estar atentos quando utilizarmos essas balanças, pois um pequeno erro pode impactar seriamente o controle de qualidade, a padronização de produtos ou até mesmo gerar problemas em auditorias internas e inspeções do Inmetro.

Para ajudar, a Toledo do Brasil desenvolveu a calculadora Fator G, uma ferramenta exclusiva que permite simular o erro que uma balança pode apresentar na localidade onde será instalada.

Vale a pena testar a ferramenta para entender como sua balança pode se comportar em diferentes regiões do país.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A CALCULADORA FATOR G

As balanças de laboratório da Toledo contam com ajuste interno motorizado. “É como se a balança tivesse um técnico dentro dela” (brinca Edgard). Essa funcionalidade realiza o ajuste da balança automaticamente toda vez que o equipamento é ligado na energia elétrica, sem necessidade de chamar assistência para ajustá-la devido ao fator G”, é tudo automático explica Edgard.

Esse sistema corrige o peso automaticamente levando em conta a gravidade e a latitude do local que a balança está sendo instalada, garantindo pesagens dentro da tolerância exigida pela lei, evitando multas, não conformidades ou paralisação do equipamento.

Além de assegurar precisão, a combinação da calculadora Fator G com o ajuste interno motorizado oferece:

Quer entender mais detalhes sobre como o Fator G pode impactar no funcionamento da sua balança? Leia o texto completo no blog da Toledo: “Entenda como o Fator G pode afetar o funcionamento de sua balança”.

Com a calculadora Fator G e o ajuste interno motorizado, a Toledo do Brasil garante que cada balança entregue precisão, confiabilidade e conformidade com normas regulatórias, independentemente do local do globo onde ela será instalada.

Se você quer garantir que suas medições laboratoriais estejam sempre corretas, conheça os serviços e soluções Prix da Toledo do Brasil e descubra como nossas tecnologias podem otimizar processos e reduzir riscos.

LEIA TAMBÉM EM NOSSO BLOG

Balança analítica: o guia completo

Saiba o que são os serviços de IQ, OQ e PQ das balanças usadas no setor farmacêutico

4 vantagens da balança de precisão para laboratório

Deseja remover este item?
Comparar Produtos Compare até 3 produtos Prix
Comparar