Fique por dentro da nova norma sobre Rotulagem Nutricional dos Alimentos aprovada pela Anvisa

Publicado em 08 de Junho de 2021

Fique por dentro da nova norma sobre Rotulagem Nutricional dos Alimentos aprovada pela Anvisa

Visando propiciar melhor clareza e legibilidade das informações dos rótulos dos alimentos, auxiliando a compreensão do consumidor para uma escolha consciente, a Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou mudanças na Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados. Através da RDC 429 de 2020 em conjunto com a instrução normativa IN 75 de 2020, a nova norma entrará em vigor a partir de outubro de 2022. Conheça as principais mudanças que deverão ser feitas na nova rotulagem.

O que será obrigatório conter na Tabela Nutricional das Embalagens?

  • Letras pretas e fundo branco;
  • Identificação de açúcares totais e adicionais;
  • Declaração do valor energético e nutricional por 100 g ou 100 ml para ajudar na comparação de produtos e o número de porções por embalagem;
  • A tabela deverá ficar, em regra, próxima da lista de ingredientes e em superfície contínua, não sendo aceitas quebras. Ela não poderá ser apresentada em áreas encobertas, locais deformados ou regiões de difícil visualização. A exceção fica para os produtos pequenos (área de rotulagem inferior a 100 cm²), em que a tabela poderá ser apresentada em áreas encobertas, desde que acessíveis.

Por que será necessário fazer Declaração de Alertas de Nutrientes?

Além da tabela, na rotulagem frontal deverão ser inseridas imagens de alerta com uma lupa sobre conteúdo de nutrientes com alta relevância para a saúde (açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio).

Mais informações e instruções normativas são detalhadas nos links abaixo:

Atualizações de Balanças e Softwares

Diante dessas mudanças, a Toledo do Brasil fez um estudo sobre a viabilidade técnica de seus equipamentos para atender a nova legislação.

Confira como pode ser feita a implementação da nova rotulagem nos equipamentos de pesagem com impressor integrado e softwares da linha comercial.

Linha de Balanças e Softwares que poderão receber atualização:

  • Prix 4 Uno (Versões 7.xx e 8.xx);
  • Prix 4 Due (Versões 7.xx e 8.xx);
  • Prix 5 Plus (Versões 8.6xx e 8.7xx);
  • Prix 6;
  • Prix 6i;
  • MGV Cloud;
  • MGV 7.

Como serão feitas as atualizações das balanças em campo?

As balanças (mencionadas acima), que poderão receber a atualização de firmware para essa nova rotulagem nutricional, serão passíveis de atualização em campo. A equipe de engenharia da Toledo do Brasil já está desenvolvendo a atualização de software e fará a liberação nos próximos meses.

Como atualizar o software das balanças?

O estabelecimento comercial, que possui os equipamentos de pesagem (listados acima), deverá contatar seus prestadores de serviço de manutenção de balanças (OTAS – Oficinas Técnicas Autorizadas) ou a assistência técnica da Toledo do Brasil para realização desse serviço. Os valores deverão ser acordados entre o proprietário da balança e o prestador de serviço.

O que fazer com os equipamentos que não estão aptos a receber essa atualização?

Caso o cliente possua outros modelos de equipamentos de pesagem, que utilizem rotulagem nutricional (não mencionados acima e não passíveis de receber a atualização), pode contatar a equipe de vendas da Toledo do Brasil ou revendedor autorizado para fornecimento de um equipamento de pesagem que atenda estes requisitos normativos.

Caso o cliente utilize a rotulagem nutricional ou os dados expressos na nova legislação, poderá continuar utilizando seu equipamento normalmente.

É importante destacar que:

  • O software de gerenciamento MGV 7 está em fase final de validação e será lançado até o final do primeiro semestre de 2021;
  • Os próximos lançamentos de balanças de automação para o varejo, com impressor integrado da Toledo do Brasil, já contemplarão os recursos para atendimento da legislação;
  • As balanças e softwares, que não constam na lista acima, não poderão receber a atualização. Devido às limitações técnicas, não apresentam recursos para novas implementações, impossibilitando a inserção de dados da nova rotulagem.

Por fim, a Toledo do Brasil espera que essas informações possam ajudar a esclarecer a implementação da nova Rotulagem Nutricional dos Alimento.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a Toledo do Brasil.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?