Guia Para Compra De Balança De Pesagem De Caminhões

Publicado em 22 de Março de 2021

Guia Para Compra De Balança De Pesagem De Caminhões

As agências fiscalizadoras utilizam a balança de pesagem de caminhões para verificar se o veículo está em conformidade com os limites de peso da estrada. Além disso, elas também são utilizadas com objetivo de monitorar volumes de entrada e saída em instalações.
Existem alguns pontos que é preciso se atentar antes de adquirir uma balança de pesagem, pois pode haver erros metrológicos. Confira!

O que analisar para a compra de uma balança de pesagem de caminhões?

A balança de pesagem de caminhões geralmente é comprada com capacidades que vão de 34.000kg até 200.000kg e, normalmente, conseguem atender vários tipos de caminhões.
Embora existam diversas opções no mercado, com objetivo de oferecer maior segurança e precisão, se o equipamento não for instalado corretamente, é possível que ocorram erros. Por isso, é importante avaliar se a empresa da qual está adquirindo seu produto possui uma equipe para realizar a instalação das balanças.
A Toledo do Brasil dispõe de uma equipe técnica, especializada e própria para realizar essa instalação. Dessa forma, é possível garantir a qualidade e a precisão do equipamento.
Além disso, na hora de escolher deve ser levado em consideração o espaço e a produtividade, evitando futuros problemas e dando oportunidade a possíveis manutenções.
É importante também analisar se a empresa possui um sistema para gerenciamento de pesagens, o que facilita o monitoramento e controle.

Como fazer a instalação de forma correta?

Como mencionado, a instalação é um dos fatores fundamentais que devem ser avaliados no momento de adquirir uma balança para pesagem de caminhões.
Esse tipo de balança requer uma obra civil específica de instalação (sobre o piso, semiembutida ou embutida), ou seja, cada modelo exige uma planta única, o qual a Toledo do Brasil é capacitada para desenvolver e orientar o cliente no momento da execução.
Para a implementação da balança rodoviária estática, é essencial cumprir as seguintes etapas:

Obras civis

É necessário realizar obras civis da fundação, o que inclui a execução de pilares, paredes laterais/cabeceiras (semiembutida e embutida).
Além disso, é preciso que haja uma instalação elétrica para ligação do equipamento e do sistema de proteção.

Estrutura metálica

Para a obra, também é necessário a instalação da estrutura metálica. Ela é composta de nivelamento das sapatas, colocação dos pinos, montagem das longarinas, travessas, limitadores longitudinais e transversais.

Obras de finalização

Existem algumas obras civis de finalização que são necessárias. Entre elas estão: a concretagem da plataforma, guarda-rodas e construção das rampas de acesso (somente na instalação sobre o piso).

Instalação eletrônica

Instalar a parte eletrônica também é fundamental. Isso inclui células de carga inteligentes, cabos de comunicação blindados, terminal e sistema de proteção contra surtos de tensão.

Ajustes

Para finalizar, é necessário fazer os ajustes finais e calibração da balança com pesos-padrão.

A importância de um sistema de gerenciamento de pesagem

Com um sistema que gerencie a pesagem, é possível realizar o bloqueio de veículos com carga fora da tolerância.
O sistema de gerenciamento da pesagem da Toledo do Brasil, o Guardian, realiza essa automação a fim de garantir segurança na operação. Além disso, ele registra toda mercadoria que entra e sai da propriedade e transmite as informações online, que podem ser acessadas pelo celular.
O sistema, em conjunto com a balança de caminhões 950i, consegue registrar (inclusive com fotos dos veículos) toda mercadoria que entra e sai da propriedade. As informações coletadas são transmitidas online para onde o cliente determinar, podendo ser acessadas via dispositivo móvel, proporcionando a segurança necessária no processo.
Além disso, o sistema possibilita a eliminação das filas de caminhões, já que o processo de pesagem se torna mais rápido e eficiente.
Ter acesso a tal tecnologia possibilita o controle de todo o fluxo de materiais, tanto na recepção quanto na expedição dos produtos. Além disso, evita que os veículos trafeguem com excesso de peso por eixo, o que pode gerar multas e acidentes.
Gostou de saber o que avaliar no momento de comprar a balança de pesagem de caminhões? Conheça as soluções da Toledo do Brasil para essa aplicação!

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?