Manter o peso ideal é um dos segredos da boa saúde

Publicado em 27 de Outubro de 2022

Difícil passar por uma balança e não ter a curiosidade de saber o peso: se engordou, emagreceu ou certificar-se de que o mesmo se mantém estável. E, se a balança estiver disponível em farmácias, clubes, lojas de departamentos, academias de ginástica ou consultórios médicos, a atitude é inevitável.
A busca pelo peso ideal não é somente por questões de estética e de preservação da autoestima. Muito mais que isso, é a conscientização de que o peso exerce impacto direto na saúde. No entanto, metade da população brasileira está fora de padrões preestabelecidos, tanto para a obesidade, quanto para a magreza excessiva, segundo o Ministério da Saúde.

Como calcular o peso adequado?

A Organização Mundial de Saúde define a medida universal, a partir dos cálculos do IMC ou Índice de Massa Corporal, estabelecendo a relação entre a massa (kg) e altura ao quadrado (m) da pessoa.
Exemplo de como calcular o IMC:
IMC = 80 kg ÷ (1,80 m × 1,80 m) = 24,69 (Peso ideal)
Realizado o cálculo do IMC, podemos classificar os dados de acordo com os índices preestabelecidos pela Organização Mundial de Saúde:
• Menor que 18,5 = abaixo do peso
• Entre 18,5 e 24,9 = peso normal
• Entre 25 e 29,9 = sobrepeso
• Entre 30 e 34,99 = obesidade grau I
• Entre 35 e 39,99 = obesidade grau II (severa)
• Acima de 40 = obesidade grau III (mórbida)

Na prática, o que tudo isso significa?

Tanto a magreza excessiva quanto a obesidade devem ser vistos com “sinal amarelo” para a saúde. Falta de nutrientes, indisposição e anemia são indícios de peso baixo, já o sobrepeso favorece o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Quadros de obesidade estão sujeitos a colesterol alto, diabetes, dificuldades para locomoção, problemas respiratórios, gordura no fígado, apneia do sono e infertilidade, entre outros.

Independentemente de cálculos, indispensável lembrar que o peso adequado é responsável por aumentar a disposição e a energia para as tarefas do dia a dia, como também manter o organismo mais leve e capaz de reagir melhor aos estímulos musculares e respiratórios.

Ter um corpo saudável e estar em dia com a balança significa evitar a proliferação de doenças. Exemplos de personalidades famosas servem de incentivo de que vale muito a pena o esforço, quando o objetivo é a busca do peso adequado.
Quem não se lembra do Faustão, com problemas sérios de saúde como diabetes e pressão alta, quando optou pela cirurgia e emagreceu 30 kg? Outra personalidade que recorreu à cirurgia bariátrica foi o ator e apresentador André Marques, que chegou a pesar 150 kg, em 2013, quando se livrou de cerca de 70 kg, depois da operação.

Entre os internacionais, após anos de luta contra a balança, a apresentadora Oprah Winfrey perdeu quase 30 kg depois de fechar uma parceria com uma empresa que oferece produtos e serviços para emagrecimento. Após atingir limite crítico entre a vida e a morte, devido à obesidade e às suas taxas descontroladas, o jovem Johan Hill perdeu 25 kg. Ator de filmes e séries, Hill se consagrou em Django Livre, O Lobo de Wall Street e Anjos da Lei, entre outros.

Solução em pesagem para pessoas

Para contribuir nessa empreitada de famosos e anônimos, interessados na preservação da saúde e manutenção do peso, a Toledo do Brasil desenvolveu uma balança específica para pesar pessoas. Trata-se de uma solução de pesagem, capaz de agregar valor à estabelecimentos como farmácias, academias de ginástica, hospitais, clínicas e consultórios médicos, centros de dieta, clubes, ginásios de esportes, escolas, lojas de departamento e outros.
Com design moderno e ocupando pequeno espaço, a balança 2096PP para pesar pessoas possui capacidade de 200 kg x 50 g. Já a balança 2098 PP possui versões que atendem as faixas de pesagem de 200 kg x 50 g e 300 kg x 100 g.

Assegurando pesagens precisas, com robustez e qualidade, as balanças têm as seguintes características técnicas:
• Utilizam display LCD com backlight. Leituras rápidas e sem erros, com alta visibilidade do peso, além do baixo consumo de energia;
• Sempre prontas para o uso. Dispensam intervenções manuais mantendo a indicação em zero entre as pesagens;
• Superfície de pesagem revestida com borracha antiderrapante e pés niveladores proporcionam aderência da balança ao piso e segurança aos usuários durante as pesagens;
• Gancho para bolsas e vestimentas oferece conforto e comodidade ao usuário;
• Régua Antropométrica;
• Saída RS-232C para impressora matricial de Etiquetas Prix 351, computadores e outros periféricos.
Concluindo, a importância de manter o peso ideal não está baseada apenas em questões físicas, uma vez que também o emocional sofre as consequências da falta de uma vida saudável. Daí, a dica: fique de olho na balança!

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?