Medir umidade? Entenda o que é isso

Publicado em 18 de Agosto de 2016

Quando falamos sobre balanças, automaticamente imaginamos uma atividade que envolve pesagem, certo? No entanto, balanças podem ser usadas para várias aplicações.

Alguns equipamentos têm a condição de identificar a umidade de uma substância e, em muitos casos, essa medição é ainda um dos critérios que determinam a qualidade do produto.

Por que analisar a umidade de um material?

  • Para calcular o abatimento no preço do produto, afinal, ninguém quer pagar pela umidade da mercadoria, não é mesmo? Isso acontece com grãos, por exemplo;
  • Para que a umidade do produto final fique dentro dos padrões estabelecidos por órgãos reguladores. A medição da umidade garante a qualidade do produto durante seu período de validade. Esse cuidado é fundamental no caso de alimentos, já que garante a textura e o sabor esperados e evita o temido mofo.
  • Para que o consumidor final não pague a mais pela umidade contida em produtos comercializados por peso.
  • Para se conseguir uniformidade no produto final em uma linha de produção, não só no caso de alimentos, mas em produtos como: plásticos, madeiras e papéis. Para estes tipos de produtos, o fator umidade pode prejudicar a qualidade, os custos de produção e a imagem do fabricante. Nas empresas de injeção de plástico, a umidade é uma questão séria, pois, dependendo do nível que ela se encontra na matéria-prima do plástico, provavelmente haverá problemas na máquina injetora.

Como funciona a análise de umidade?

O equipamento que realiza esse trabalho, chamado analisador de umidade, é uma balança de precisão com um elemento aquecedor.

Quando a amostra que se deseja analisar é depositada sobre o prato da balança, o analisador armazena em sua memória o peso inicial da amostra e aciona o elemento aquecedor, geralmente uma lâmpada.

À medida em que a amostra aquece, as substâncias voláteis vão se desprendendo da amostra (evaporam), fazendo o peso diminuir gradativamente.

Ao final do processo, o equipamento aponta o porcentual de umidade do produto. Para isso, o equipamento faz o seguinte cálculo:

% de umidade = [(peso inicial) – (peso final) / (peso inicial)] x 100

Exemplo:        Amostra úmida = 10g (peso inicial)

                      Amostra seca = 7g (peso final)

% de umidade = [(10) - (7) / (10)] x100 = (3/10) x 100 = 30

Ou seja, no exemplo colocado, 30% do peso inicial desta amostra era umidade.

A tecnologia dos equipamentos de ponta utiliza como elementos aquecedores lâmpadas halógenas, que, em alguns modelos, podem atingir até 200ºC em poucos segundos.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?