O peso do seu rebanho na palma da mão

Publicado em 20 de Agosto de 2020

Com as modernas soluções existentes no mercado é possível rastrear com mais eficiência o rebanho, proporcionando maior produtividade e lucratividade ao produtor.

Escute a narração desse artigo e entenda!

Com as modernas soluções existentes no mercado é possível rastrear com mais eficiência o rebanho, proporcionando maior produtividade e lucratividade ao produtor.

Escute a narração desse artigo e entenda!

O agronegócio é um dos mercados mais aquecidos e rentáveis do Brasil, mesmo diante do conturbado momento atual causado pela Covid-19. Investir de maneira correta nesse segmento é o grande diferencial.

Segundo estudo inédito da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a cadeia de carne bovina do País vai exigir melhor gestão do negócio, digitalização e intensificação produtiva por parte dos pecuaristas para que seja alcançado o potencial de incremento de 23% da produção nos próximos oito anos. São apontadas mudanças no segmento, como aumento das exportações, a fim de atender a demanda crescente da Ásia, como também a exigência por maior qualidade por parte dos consumidores. Parte desse contexto já foi adiantado pela pandemia e desafia a eficiência dos criadores de gado brasileiros.

Na busca do aumento da eficiência da pecuária de corte, hoje são aplicadas muitas tecnologias, a fim de oferecer ao mercado produtos que disponham de maior padrão de qualidade e que atendam às necessidades dos produtores, visando aumentar a produtividade, com lucratividade, num cenário global competitivo.

Para isso acontecer, o produtor precisa conhecer dados de nutrição, sanidade e genética do rebanho. É necessário também mensurar os resultados para tomar decisões e avaliar os investimentos. Só se consegue mensurar e avaliar esses resultados, verificando o desempenho dos animais. O peso é um indicativo significativo para avaliar a genética, nutrição e sanidade do animal:

No caso da genética, uma das ferramentas mais utilizadas para a avaliação é a Diferença Esperada na Progênie (DEP), a qual está diretamente relacionada ao peso. Existe DEP para peso ao nascimento, peso na desmama, peso adulto, peso ao abate. O peso para a inseminação e reprodução das fêmeas é também de fundamental importância.

A nutrição serve para avaliar a eficiência produtiva de um sistema composto por pastagens bem manejadas e uso de suplementação nutricional estratégica para bovinos.

Na sanidade, o peso define a dosagem correta de medicamentos. A superdosagem, por exemplo, não traz benefício ao animal, ao contrário, pode levá-lo até à morte. O produtor tem ainda prejuízos aplicando medicação mais do que o recomendado. No caso de dosagem insuficiente, esta não fará efeito, e o produtor terá um animal perdendo peso devido a problemas de saúde.

Todos os dados de desempenho do animal contribuem para que o produtor obtenha mais quilos de carne por hectare ao ano. Para atingir tal meta, há hoje no mercado modernas soluções para pesagem e gerenciamento do rebanho. São balanças desenvolvidas com alta tecnologia, constituídas por um moderno sistema, que permite ter acesso a todas informações do gado, até mesmo através de um celular na palma da mão! O sistema é capaz de informar, em tempo real, o peso (médio e total) do animal, a data de vacinação, a quantidade de animais pesados, a apartação e o valor em arrobas, por exemplo. Trata-se da linha de Balanças MGR (Módulo Gerenciador de Rebanho) para pesagem e gerenciamento de rebanho da Toledo do Brasil, que permite obter maior precisão e velocidade na pesagem, reduzindo erros.

A linha MGR em dois modelos oferece também a pesagem e transferência das informações para o aplicativo MGR, (disponível para Android e IOS). Dessa forma, é apresentado o resumo das informações da pesagem, sendo que ainda fornece relatórios completos, de modo que o pecuarista tenha o histórico do rebanho e a rastreabilidade que é exigida aos compradores. Outro benefício dessa balança é que pode ser transportada de um lugar para outro.

Para atender às necessidades dos produtores, o Módulo de Gerenciamento de Rebanho tem a versão MGRCAMPO 4000 com display a bateria, capacidade para três mil quilos, bluetooth interno e comunicação com APP MGR, leitores de chips e transponders e comunicação com os principais softwares de gerenciamento de mercado. A MGR 4000 Júnior que dispõe de bateria interna e tela que mostra o resumo do lote de pesagem. Entre os diferenciais, destaques para o design e as barras em aço inox, com cabos reforçados e proteção contra tração.

Esses são exemplos das modernas tecnologias existentes no mercado, que trazem melhorias tanto no processo de pesagem quanto no rastreamento do rebanho. Tudo isso, possibilita, ao pecuarista, ter acesso às informações como nutrição, genética e sanidade do animal, itens fundamentais para obter maior produtividade e lucratividade nos negócios.

Veja na prática nesse gif abaixo:
MGR na prática

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?