O que é Carga Mínima?

Publicado em 15 de Dezembro de 2016

Você sabe em que isso influencia na compra da sua balança? Entenda melhor.

O Inmetro, por meio da portaria 157 (lei que regulamenta as balanças no Brasil), define “carga mínima“ para as balanças aprovadas (balanças que podem ser comercializadas no Brasil) da seguinte forma:

Item 3.1.2: Valor da carga abaixo do qual os resultados das pesagens podem estar sujeitos a um erro relativo excessivo.

Isso quer dizer que em uma pequena faixa inicial na escala das balanças pode-se obter um erro muito grande (percentualmente).

Para entender melhor, veja os dados e exemplos, começando pelos níveis de carga mínima determinados pelo Inmetro. A tabela a seguir relaciona as classes de exatidão com a carga mínima, na qual o valor de divisão de verificação “e“ é substituido pelo valor de divisão real “d“.

Como exemplo, veja o cálculo da carga mínima de uma balança classe III com capacidade de 6 kg, com divisão de 2 g (e=d=2 g).

Pela tabela acima, constata-se que a carga mínima para ela é de 20e = 40 g, ou seja, do ponto de vista legal, não é indicado pesar cargas abaixo de 40 g neste equipamento.

Em outras palavras, se você for dono de um estabelecimento comercial e vai vender produtos com peso menor de 40 g, deve-se pesar na presença do consumidor. Para produtos embalados previamente, sem a presença do consumidor, é necessário respeitar o limite da Carga Mínima.

Para a balança do exemplo acima (6 kg x 2 g) a tolerância de erro de leitura é de +/- 1 g para a faixa de pesagem que vai de 0 a 1 kg (faixa que inclui os 40 g de carga mínima já calculado).

Percentualmente, qual poderia ser este erro em relação à carga mínima calculada?

1 g em 40 g = 2,5%, ou seja, é um erro muito grande.

Repare que o erro em porcentagem (erro relativo a carga aplicada) vai ficando cada vez menor à medida que o peso vai ficando maior que a carga mínima.

1 g em 400 g = 0,25%.

Por isso, para proteção do consumidor, existe na lei a carga mínima que você aprendeu a calcular. O valor da carga mínima pode ser encontrado na etiqueta de identificação de todas as balanças comercializadas legalmente no Brasil. Veja um exemplo:

Ao escolher uma balança para seu estabelecimento, verifique sempre se a faixa de pesagem e a divisão atendem às suas necessidades.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?