O Que Levar Em Conta Na Hora De Comprar uma Balança Digital

Publicado em 06 de Setembro de 2022

Balanças são equipamentos importantes em muitos negócios. Desde uma pequena mercearia até uma empresa de logística de grande escala necessitam de uma balança precisa e eficaz para as operações diárias . Por isso, na hora de comprar uma balança digital, é necessário ter em mente diversos aspectos para acertar na escolha.

Desde o ambiente onde a balança será instalada até a capacidade de pesagem, há muitas coisas a serem levadas em consideração, principalmente porque atualmente existem diversos modelos disponíveis no mercado.

Você deve lembrar que a escolha do equipamento certo evitará muitas dores de cabeça futuras e ajudará a agilizar todo o seu trabalho, garantindo que os seus clientes fiquem satisfeitos. Ou seja, pode parecer bobo inicialmente, mas caso você não compre a balança certa, poderá ter muitos outros problemas a curto e longo prazo.

Portanto, veja agora os principais fatores a serem levados em consideração na hora de comprar uma balança digital para o seu negócio!

Qual será a finalidade de uso da balança?

Este deve ser o ponto principal a considerar. Para qual finalidade o equipamento será usado? Os produtos que você pesa são objetos grandes e pesados? Precisam de um display especialmente montado para isso? Ou serão apenas pacotes pequenos e mais leves?

O uso e a aplicação de sua balança determinarão o modelo mais adequado. Por exemplo, se o seu negócio for um mercado, uma padaria, um hortifrúti ou uma loja de conveniência, onde as pesagens são enviadas diretamente para o sistema ou comanda, não necessitando de rotulagem, o modelo 3 Plus da Toledo do Brasil funcionará muito bem. Mas se você trabalha em uma empresa que pesa e classifica produtos, a 2090 Bancada Prix ou a 2096-H são ideais para o serviço.

Por esse motivo, é importante saber com antecedência o que você vai pesar para comprar a balança digital certa. Assim você evitará muitos problemas, como já dito, e terá um produto que funcionará perfeitamente para o que necessita.

Capacidade de pesagem do produto

Outro fator a ser considerado é a capacidade máxima de carga da balança, nesse caso deve-se verificar qual a máxima carga que você irá pesar naquela balança e optar por um modelo que conte com uma capacidade máxima um pouco superior para evitar que em um descuido por parte do operador possa ser pesada alguma carga de maior peso que danifique a balança. Mas tomar uma decisão de compra com base somente na capacidade máxima de carga pode não ser o melhor caminho, pois você ainda terá que levar em conta a precisão da balança, e a precisão e a capacidade máxima nem sempre andam juntas, portanto, para obter resultados de medição eficazes, deve-se verificar com o fabricante se existe balança com a capacidade e a precisão que você quer e se não houver verificar a que melhor se encaixa na sua aplicação.

Por exemplo, balanças de laboratório, também conhecidas como balanças analíticas, como as séries AS e PS da Toledo do Brasil, conseguem pesar pequenas cargas com altíssima precisão. Já para uma mercearia, uma balança com tanta precisão não é necessária. Assim, quando se fala em capacidade de pesagem, não se refere apenas à capacidade de carga, mas também à faixa de medição do produto.

Tipo de balança

Embora as balanças digitais sejam as mais escolhidas hoje em dia, existem certas aplicações em que a balança analógica (de ponteiro) ainda é usada. Quando você não precisa de alta precisão, o equipamento analógico funciona bem e ainda tem a vantagem de não depender de energia elétrica.

Já a balança digital funciona com uma célula de carga digital que calcula a medição e a converte em peso. O resultado é exibido em um display, o que facilita a leitura e agiliza o trabalho.

Com base em sua necessidade, você pode escolher entre um tipo e outro, mas se deseja maior agilidade, melhor precisão e uma leitura mais fácil do valor de peso, um modelo digital é a melhor opção!

Ambiente em que o produto será utilizado

Antes de comprar a balança digital ideal, verifique também o ambiente de trabalho em que ela será utilizada. Se for em uma sala limpa e seca, quase todos os modelos irão funcionar muito bem.

Entretanto, se ela for entrar em contato com água ou qualquer coisa úmida, você precisa comprar uma balança adequada para esses ambientes. Os Modelos bc200w Prix, 2090 Bancada, 2096-H por exemplo, são à prova d’água e lidam facilmente com respingos, cada uma dentro de suas especificações.

Esses produtos são ideais para áreas que pesam alimentos e para quando a balança precisa ser limpa e higienizada com água e higienizadores químicos.

Características gerais

Até aqui você já percebeu que as balanças estão disponíveis com uma ampla variedade de recursos para ajudar em suas tarefas de pesagem.

Outra coisa interessante de se atentar é se a balança possui o recurso de proteção contra sobrecarga, pois ele preserva a balança de algum uso indevido ou um acidente.
Outro recurso que é bem interessante nas balanças é a contagem de peças. Entãocertifique-se de que o equipamento tenha essa funcionalidade. Por exemplo, a 3400, a 2090 Bancada e a 2098 e 2098 C são ótimas escolhas!

Com tantas opções e características a serem levadas em consideração, o ideal é analisar todos esses fatores e escolher uma que se adeque ao uso que você precisa.

Marcas

Por último, mas não menos importante, você precisa estar atento às marcas existentes no mercado, que também são inúmeras. Por isso, optar por produtos de alta qualidade, que contem com um suporte especializado e ágil, é essencial para não ficar na mão!

A Toledo do Brasil, líder no setor de pesagem, oferece produtos para os mais variados usos, pensando sempre em levar excelência ao consumidor final, além de contar com suporte técnico em todas as regiões do país.

Se você está à procura da balança digital ideal para o seu negócio ou empresa, conheça os produtos da Toledo do Brasil e surpreenda-se com a qualidade e características, que tornarão o seu trabalho muito mais eficaz!

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?