Pesagem Do Gado: Como É Feita?

Publicado em 31 de Agosto de 2021

Pesagem Do Gado: Como É Feita?

Escute a narração do artigo e entenda! A pesagem do gado é fundamental para a pecuária. Apesar de ainda existirem balanças mecânicas para pesar gado, um resultado realmente assertivo e rápido depende do uso de balanças eletrônicas para pesar gado. Vamos falar mais sobre o assunto a seguir

Por que a pesagem do gado é importante

A pesagem do gado é importante porque é nesse processo que o pecuarista coleta informações essenciais sobre o padrão e qualidade dos animais. Com base nelas, os níveis de produtividade e lucratividade podem ser medidos e, se necessário, mudanças feitas.

Por meio da pesagem é possível saber como está:

  • a nutrição do gado;
  • a genética;
  • a sanidade.

O que o pecuarista precisa saber para fazer a pesagem de maneira eficiente

É de extrema importância que o pecuarista saiba as tecnologias que estão disponíveis no mercado para ter todas suas as necessidades atendidas.

No entanto, antes de adotá-las, visando o aumento da produtividade e lucro, é preciso saber avaliar as informações que a pesagem dá (como as citadas: nutrição, genética e sanidade do gado).

Assim, é possível obter o melhor das tecnologias disponíveis, ter erros reduzidos e uma maior precisão no processo. Além disso, veja uma ação importante para realizar a pesagem de gado.

Examinando a balança

Um bom costume para se fazer antes da pesagem de gado é testar a balança para pesagem bovina antes e durante o processo. Uma forma de realizar essa validação é usar o próprio peso.

Outra verificação importante a se fazer é checar a fila de gado esperando para pesar. Pode acontecer, por exemplo, do próximo animal que está na fila encostar na plataforma de pesagem, o que influencia no peso do que está, de fato, sendo pesado.

Como a pesagem do gado se torna mais otimizada com ajuda da Toledo do Brasil

Imagine ter, na palma da sua mão, dados em tempo real, como peso e data de vacinação. Isso é o que as balanças da linha MGR (Módulo Gerenciador de Rebanho) da Toledo do Brasil proporcionam.

Elas também propiciam inúmeras informações do animal, desde o nascimento até o abate, permitindo acompanhar o ganho de peso, rendimento em arrobas, vacinações e até mesmo impressão de relatórios no curral, para que você tenha todo o histórico do rebanho e a rastreabilidade.

Além disso, elas são de fácil transporte e possuem:

  • capacidade para três mil quilos;
  • bluetooth interno e comunicação com APPMGR;
  • leitores de chips e transponders e comunicação com os principais softwares de gerenciamento de mercado;
  • bateria interna;
  • tela que mostra o resumo do lote de pesagem;
  • muito mais.

Você quer gerenciar e realizar a pesagem do gado de forma mais eficaz? Conheça melhor o catálogo de balanças da Toledo do Brasil!

Fotografia: Tronco Pampa | Instagram @tronco_pampa

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?