Por Que O Caixa De Autoatendimento Está Em Alta?

Publicado em 29 de Julho de 2022

Muito provavelmente você já deve ter visto ou utilizado um caixa de autoatendimento em mercados, farmácias e comércios em geral, principalmente se mora em cidades maiores, onde essa tecnologia tem sido cada vez mais vista.

No exterior, a tendência já é utilizada há bastante tempo e tem dado muito certo. No Brasil, aos poucos os clientes do varejo podem aproveitar as vantagens do chamado self-checkout.

A ideia consiste no consumidor fazer todo o processo de compra sozinho, ou seja, passar os códigos de barras dos produtos, pesá-los na balança que já vem integrada à máquina quando necessário, colocar em sacolas e realizar o pagamento por cartão, podendo ser débito ou crédito. Tudo isso sem precisar de um funcionário.

O autoatendimento em comércios traz facilidades não só para os consumidores, que melhoram sua experiência de compra, como também para os proprietários, que podem reduzir a contratação de funcionários.

Outro local onde tem se visto muitos desses caixas é em condomínios de cidades maiores, como São Paulo. Nos próprios halls de entrada ficam as máquinas para que as pessoas comprem o que desejam e façam o pagamento.

Se você quer entender melhor por que essa opção está em alta e sendo integrada em quase todos os supermercados, farmácias e demais estabelecimentos, continue a leitura!

Conheça as vantagens do caixa de autoatendimento

Muitas empresas alavancaram esse novo desejo dos consumidores de serem autossuficientes e implementaram o uso de tecnologia moderna em suas estratégias de prestação de serviços, já que o comportamento dos clientes mudou drasticamente à medida que o mundo viu um crescimento tecnológico exponencial na última década.

Com isso, o caixa de autoatendimento tornou-se um dos canais de prestação de serviços mais procurados atualmente. Veja agora as principais vantagens de utilizá-lo.

Redução de custos

Um dos principais benefícios para os comerciantes em adotar o self-checkout é a redução de custos com salários e treinamento de funcionários para o cargo de atendimento. Num primeiro momento, o investimento pode ser mais alto, entretanto, logo é possível notar a economia e o retorno sobre o investimento (ROI) poderá ter números bem positivos.

Maior produtividade

Ao optar por caixas de autoatendimento, os funcionários têm mais tempo livre e podem concentrar seus esforços em tarefas significativas, em vez de fazer o mesmo trabalho monótono atrás de um balcão todos os dias.

Se você for pensar, um grande exemplo disso são os bancos. Quando eles instalam máquinas de depósito de dinheiro e cheques para automatizar esses tipos de serviços, os caixas não passam a maior parte do dia auxiliando nisso e podem realizar tarefas mais complexas, como lidar com clientes de alto perfil ou solucionar problemas. De qualquer forma, o tempo dos funcionários é liberado e mais trabalho é feito.

Dá maior autonomia ao seu cliente

Além de aumentar a produtividade, os funcionários acabam por aprender novas habilidades, pois têm mais tempo livre e são obrigados a realizar tarefas mais exigentes, que testam suas habilidades e conhecimentos. Essas dimensões adicionais aos empregos existentes dão aos colaboradores um valor maior e os motivam a trabalhar mais também.

Ou seja, é inegável que a implementação adequada do autoatendimento, a longo prazo, leva a uma maior produtividade e enriquecimento do trabalho para os funcionários já existentes, sem precisar contratar novos para esse tipo de serviço.

Garante maior agilidade no serviço oferecido

A entrega instantânea de serviços via autoatendimento não é apenas uma vantagem para os consumidores, mas também para as empresas. Nos restaurantes de fast food, por exemplo, os clientes fazem fila atrás dos balcões de pedidos e esperam por um tempo maior enquanto a pessoa indecisa na frente toma uma decisão sobre o pedido. Isso custa, tanto aos clientes quanto ao estabelecimento, muito tempo.

E claro, também pode fazer com que as pessoas desistam, percam a paciência e avaliem o atendimento como ruim, principalmente em épocas de maior movimento.

Outra questão a ser levada em consideração é que, para as empresas, tempo é dinheiro: quanto mais tempo for gasto atendendo um cliente, menos clientes você poderá atender em um dia. Com o tráfego de clientes dividido entre balcões e caixas de autoatendimento, os estabelecimentos como restaurantes de fast food ou supermercados já podem atender um número maior de pessoas, o que significa mais vendas e maior receita.

Maior autonomia para o seu cliente

Quando você oferece atendimento aos clientes por meio self-checkout, eles se tornam independentes e assumem o controle de suas transações. Isso torna-se essencial principalmente em grandes estabelecimentos de varejo, que devem oferecer essas opções.

É fato que os consumidores querem resolver seus problemas e encontrar soluções sozinhos, sem chamar o suporte ao cliente e, com o autoatendimento, se sentem empoderados, já que não precisam depender da equipe para verificar seus produtos. Isso cria uma experiência aprimorada para o consumidor e ajuda a reter e atrair mais clientes.

Além de todas essas vantagens, o autoatendimento também é necessário para se manter competitivo no setor. Se você for dono de um supermercado, por exemplo, precisa se adequar ao que a maioria vem fazendo.

Por isso, veja também o artigo sobre outras tecnologias em supermercados e quais as tendências !

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?