Por Que Optar Pela Balança Analítica E Como Utilizar?

Publicado em 01 de Agosto de 2022

A balança analítica é a grande responsável por realizar uma pesagem mais apurada em diversos setores e é conhecida como balança de laboratório. Por ser projetada para medir massa com precisão, é um equipamento altamente sensível.

Ela é utilizada, principalmente, em diversas situações do cotidiano que exigem pesagens mais precisas, como a fabricação de um medicamento.

Neste artigo, saiba:

● o que diferencia a balança analítica das demais?
● por que optar por esse tipo de balança
● como utilizar esse equipamento

O que diferencia a balança analítica das demais?

Por ser muito sensível, a balança analítica tem uma legibilidade de 0,1mg e 0,001mg. Ou seja, sua magnitude é maior em resolução e precisão, embora ela seja limitada a até 300 gramas, dependendo do modelo escolhido. Por esse motivo, esses equipamentos também precisam de uma proteção contra o vento para evitar leituras instáveis e imprecisas.

Já as balanças de precisão ou semianalíticas têm muito mais opções de capacidade de pesagem, embora sua precisão não seja maior do que três casas decimais.

Ou seja, cada tipo tem suas vantagens e desvantagens e o ideal é escolher de acordo com as funções que você deseja desenvolver com ela. Portanto, se você precisa de uma pesagem milimetricamente calculada, é ideal que escolha uma balança analítica para o seu negócio, pois ela proporciona mais exatidão nas medidas.

Por que optar por balanças mais precisas?

Como você viu, por oferecerem medidas mais exatas as balanças analíticas são utilizadas em muitas indústrias que necessitam de números mais precisos e sensíveis. Um dos usos mais comuns é para medir a massa de produtos químicos e demais compostos, por isso é muito importante para a indústria farmacêutica e para laboratórios de biologia.

Além da capacidade mais precisa, as balanças analíticas podem executar uma variedade de funções adicionais quando se trata de pesagem, sendo:

● unidades de medida;
● pesagem de animais vivos;
● contagem de peças;
● max carga;
● kit de densidade;
● estatísticas;
● banco de dados;
● densidade de sólidos e líquidos;
● dosagem.

E claro, as opções que contam com banco de dados podem rastrear pesagens para fazer uma análise mais precisa de dados. Sendo assim, algumas das indústrias que mais as utilizam são:

● química;
● industrial;
● alimentícia;
● educacional;
● farmacêutica.

Como utilizar a balança analítica

Para utilizar esse equipamento da maneira correta, há alguns cuidados que você precisa tomar:

  1. no local de instalação, é necessário adotar procedimentos para evitar a contaminação cruzada bacteriana, como lavar bem as mãos e cuidar com o manuseio de alimentos;
  2. manter a higiene adequada da balança retirando todo o material que não será mais utilizado;
  3. centrar o peso dos itens bem ao centro do prato;
  4. sempre utilizar luvas para evitar a transferência de umidade ou bactérias pelas mãos;
  5. pesar os objetos sempre em temperatura ambiente;
  6. os objetos pesados devem ser metais e plásticos não reativos e materiais vítreos.

Além disso, é muito importante ficar atento para o processo de calibração. Isso ocorre por meio de uma comparação chamada quantitativa, ou seja, verificando a leitura da balança a partir de um peso de referência colocado em seu prato.

Com isso, o erro que gera é calculado como a diferença entre o valor lido pela balança e o real, preconizado pelo peso padrão. Assim, pode ser observado se esse erro está dentro do que se chama de “intervalo de confiança” ou não.

No fim, um certificado de calibração, que compara a leitura com a referência, é gerado para se certificar que o instrumento está aprovado dentro das tolerâncias aplicadas.

Esse processo é altamente eficaz e necessário para obter resultados precisos de pesagem e, caso não seja feito, os erros podem impactar diretamente nas atividades da indústria.

Conheça as balanças de precisão da Toledo do Brasil

Com o intuito de atender todas as necessidades do mercado e oferecer um produto de alta qualidade e precisão, a Toledo do Brasil desenvolveu os modelos Série AS e PS para os mais diferentes tipos de aplicações.

As balanças ainda contam com um USB Free Link, que é um programa interno que permite a transferência dos dados de pesagem diretamente para o seu computador, utilizando apenas o cabo USB! Ou seja, além de todas as funcionalidades, é possível organizar todas as informações em um só lugar e de maneira descomplicada.

Veja todas as funcionalidades e características das balanças analíticas Toledo do Brasil e conheça os melhores modelos para utilizar no seu negócio!

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?