Por Que Você Deve Ter O Certificado de Calibração de Balança?

Publicado em 08 de Fevereiro de 2023

Manter todos os equipamentos em funcionamento e sob supervisão preventiva é um grande desafio para comércios e indústrias, principalmente quando se tem mais de uma unidade. Muitas vezes, é preciso até mesmo contratar funcionários para lidar somente com esse tipo de demanda.

Por depender de máquinas, é normal estar suscetível a estragos, entretanto, é preciso agir rapidamente para não deixar esse tipo de problema afetar o fluxo de trabalho. Imagine uma grande indústria com balanças fora de ajuste, por exemplo… Isso pode gerar um grande prejuízo tanto financeiro quanto de produtividade e outros.

Por esse motivo, contar com documentos como o certificado de calibração de balança é de extrema importância e necessidade. Mas nem todas as pessoas entendem muito bem como isso funciona.

Neste artigo, compreenda por que é importante manter esses equipamentos calibrados e o que é o certificado!

Qual é a importância da calibração de balanças?

A calibração das balanças é de extrema importância para ter a certeza de que a ferramenta está dando os valores exatos e funcionando da melhor maneira possível. Se este procedimento não estiver em dia, o equipamento pode alcançar resultados incertos e não irá desempenhar a sua função de maneira precisa e consistente, como deve ser.

Você deve considerar que, ao passar do tempo, com o uso constante e fatores externos, como temperatura, o funcionamento do equipamento pode ser alterado, o que é bastante normal.

certificado_calibracao_balancas_blog_02

Algumas das principais vantagens de manter a sua balança sempre calibrada são:

● Confiança e melhores resultados aos clientes finais;
● menos custos com grandes manutenções e equipamentos estragados;
● oferecer um gerenciamento de maior qualidade.

Entretanto, essa medição de desempenho é realizada por meio do que chamamos de testes de rotina, além da calibração das balanças. Com isso, é possível identificar se a ferramenta está desregulada e se ainda pode ser utilizada em suas funções diárias, visto que erros de pesagens podem resultar em grandes problemas para quem depende desses valores.

O que é o certificado de calibração de balanças e como consegui-lo?

O certificado de calibração de balanças é um documento que reúne diversas informações sobre o funcionamento do seu equipamento. Com ele, é possível identificar, principalmente, o nível de precisão que o seu aparelho está trazendo.

Ou seja, esses dados permitem compreender o quão ajustado está o seu equipamento para saber se os resultados obtidos são reais. Além disso, também é possível identificar se será necessário algum tipo de manutenção.

Para conseguir esse certificado, você deve procurar empresas especializadas nesse tipo de serviço para ter a certeza de que receberá o documento com todas as informações necessárias.

Ainda é importante ressaltar que esse tipo de serviço ajuda a tomar melhores decisões, por exemplo. Imagine que a balança analítica do seu laboratório está muito abaixo ou acima do esperado. Ao descobrir isso o quanto antes, é possível realizar manutenções preventivas que irão melhorar a qualidade do seu produto final.

Com isso, também é possível reduzir custos e aumentar a produtividade de trabalho, pois você não perderá tempo com danos maiores no equipamento mais tarde ou não correrá o risco de entregar um produto de má qualidade.

Como deve ser o certificado de calibração de balanças?

Ao receber um certificado de calibração de balanças, no entanto, é preciso ficar atento a alguns detalhes, pois todos eles devem seguir um padrão.

Para o certificado ser reconhecido internacionalmente, só pode ser emitido por laboratórios especializados nesse tipo de serviço, que atendam as normas NBR ISO/IEC 17025:2017. Essas instruções definem os pilares de implementação do sistema de gestão de qualidade no laboratório escolhido.

Isso quer dizer que cada local irá fazer a calibração do seu próprio modo, entretanto, é preciso seguir alguns padrões estabelecidos. As informações obrigatórias são:

● título do documento;
● código único;
● data da calibração do equipamento;
● método utilizado para tal;
● signatário;
● data de emissão;
● incerteza de medição;
● rastreabilidade;
● resultados obtidos;
● informações e dados do cliente.

Além disso, é importante saber que os laboratórios sentem certa dificuldade para estar sempre dentro dos padrões, visto que nem todos os certificados saem iguais ou contam com as informações necessárias.

Outro fator a ser considerado é a possibilidade de erros humanos, visto que as informações se dão por alterações em planilhas, na maioria das vezes.

Portanto, ao receber o seu certificado de calibração de balanças, é essencial verificar se todas as informações obrigatórias estão presentes. Principalmente porque as suas ações e a qualidade do trabalho oferecido por você irão depender desse resultado.

Mas para ter ainda mais certeza de que os seus equipamentos estão todos em dia, como já mencionado no início do texto, é essencial contar com manutenções preventivas, que podem livrá-lo de diversos problemas futuros.

Portanto, saiba também como reduzir custos de manutenção no seu parque de balanças e descubra as diversas vantagens de realizar um trabalho preventivo!

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?