Quais são as etapas envolvidas nos processos de pesagem em portos?

Publicado em 28 de Abril de 2022

Toda operação portuária precisa contar com um sistema de pesagem eficiente, uma vez que todos os produtos que chegam aos portos têm que ser pesados, conferidos e registrados, sejam eles para exportação ou importação. Além disso, a pesagem é fundamental também para evitar fraudes e garantir maior segurança na operação.
Geralmente, os produtos chegam aos portos por caminhão ou em vagões de carga de trem (malha ferroviária). Os produtos são, na grande maioria, grãos (soja, milho, farelo de soja, açúcar) e fertilizantes.
Os locais de carga e descarga nos portos são recintos alfandegados fiscalizados pela Receita Federal, portanto, devem seguir a legislação vigente no País. Para atender a esse importante mercado, a Toledo do Brasil dispõe de uma ampla linha de soluções de pesagem, como:

Balanças Rodoviárias e Ferroviárias:

Constituídas com sistema de automação e segurança, servem para pesar todos os produtos que chegam ou partem do porto.

Sistema de Pesagem Guardian:

Controla todas as pesagens em balanças rodoviárias ou ferroviárias, como também os acessos de veículos em todas os pontos de entrada e saída do porto.

Sistema OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) integrado ao Guardian:

Capaz de fazer a dupla checagem na identificação dos veículos. Esse sistema confirma a identificação do veículo por imagem (placas de caminhões, identificação de contêineres ou de vagões ferroviários), garantindo que o veículo correto e autorizado entre e saia de recintos alfandegados.

Linha de Balança a Granel Tolflux (sistema eletrônico de pesagem de fluxo):

Para pesagem contínua de materiais granulados, utilizada em várias aplicações, desde o carregamento e descarregamento de grãos em navios, caminhões e vagões até nas indústrias que necessitam de controle do fluxo de matéria-prima usada no processo industrial. A partir de pesagens parciais executadas consecutivamente, o Tolflux calcula e indica fluxo (t/h), subtotais e total do material transferido durante o processo, sendo ideal para pesagens de produtos sólidos (grãos, farelo de soja, açúcar cristal, VHP, arroz, castanha-de-caju, milho, trigo etc.) e para líquidos (álcool, mel, mosto, óleo etc.).

Linha de Balança Integradora (pesagem em transportadores de correia):

Reconhecida pela alta precisão de pesagem e durabilidade mecânica e eletrônica. Além do peso em si, mede o fluxo instantâneo do material que é transportado na correia, controla o carregamento de navios, vagões ou caminhões, evita sobrecarga de material em outros equipamentos na linha de operação e tambémpermite um controle exato da produção do cliente, tornando o processo mais transparente e seguro.

Enfim, são muitos os benefícios oferecidos aos portos por essas modernas soluções, capazes de garantir segurança e rapidez no processo, peso com valor exato da carga e veículos e contêineres autorizados a executarem a operação.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?