Quais são os cuidados que devemos tomar com as balanças em aço inox?

Publicado em 17 de Novembro de 2021

Quais são os cuidados que devemos tomar com as balanças em aço inox?

Por serem mais duráveis e resistentes à corrosão, as balanças em aço inoxidável trazem diversos benefícios em suas aplicações. Mas para que essas balanças conservem suas características iniciais e seu perfeito funcionamento com o decorrer do tempo, é fundamental tomar alguns cuidados, que serão destacados neste post.

Antes, porém, para melhor entendimento sobre o assunto, é importante saber: “O que é aço inox”?

O surgimento do aço inox aconteceu há mais de 100 anos. O aço inox está presente no nosso dia a dia e em diversas formas, como em talheres, travessas, geladeiras, torneiras, instrumentos cirúrgicos e, inclusive, balanças.

Os primeiros trabalhos realizados no sentido de melhorar a resistência à oxidação das ligas de ferro datam de meados do século XIX. O verdadeiro descobrimento dos aços inoxidáveis e, sobretudo, a sua fabricação industrial aconteceu nos anos anteriores à Primeira Guerra Mundial, quase que simultaneamente na Inglaterra e na Alemanha.

O aço inoxidável ou inox é uma liga de ferro e crômio, podendo conter também níquel, molibdênio e outros elementos, que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica. As principais famílias de aços inoxidáveis, classificados segundo a sua microestrutura, são: ferríticos, austeníticos, martensíticos, endurecíveis por precipitação e duplex.

Mas mesmo com muitos anos de uso do aço inox, ainda existem muitas dúvidas. Quais são as principais características e diferenças entre o aço inox e o aço carbono?

O aço inoxidável é mais resistente à oxidação e à corrosão, em relação ao aço carbono, devido à sua composição. O aço carbono é composto por ferro e carbono, basicamente. Já o aço inox , além do ferro e do carbono, tem a adição de cromo e níquel como principais elementos que atribuem maior resistência à corrosão, além de silício, molibdénio e outros elementos dependendo da família do aço inox.

Dessa forma, o aço inoxidável apresenta geralmente maior resistência à corrosão (quando submetido a um determinado meio ou agente agressivo), à oxidação e a altas temperaturas.

Procurando oferecer sempre o que há de mais moderno ao mercado, trazendo as melhores soluções em pesagens, a Toledo do Brasil possui uma linha completa de balanças em aço inoxidável.

Mas o que devemos fazer para um melhor aproveitamento e conservação do equipamento?

  • As balanças podem e devem ser lavadas com água corrente, inclusive nas suas partes inferiores;
  • Caso exista agregação de material, ele deve ser removido, se necessário, de forma mecânica, com uma esponja não abrasiva e detergente líquido com pH neutro. Todo o equipamento deve ser limpo, tomando cuidado com os lacres, cabos elétricos e células de carga. A agregação de material deve ser observada principalmente na parte inferior da plataforma e no chassi (quando aplicável);
  • O painel do terminal de pesagem não pode ser limpo com material abrasivo.

Quais são os procedimentos que devem ser feitos para a limpeza das balanças quando apresentarem oxidação causada pela contaminação do aço inox?

  • Lixar levemente a área oxidada, utilizando uma lixa d’água grão 280 ou uma folha de esponja “Scotch-Brite” tipo AMF (substituir a lixa ou esponja assim que estiver impregnada com ferrugem);
  • Repetir as lixadas até que a mancha fique de cor acinzentada;
  • Limpar a superfície com pano e álcool;
  • Lixar vigorosamente a área oxidada até que a mancha de ferrugem desapareça;
  • Limpar novamente com pano e álcool.

Enfim, essas são algumas orientações e cuidados que devemos ter diariamente para a manutenção e a limpeza do equipamento de pesagem e, consequentemente, para sua maior durabilidade. Conheça as balanças em aço inox da Toledo do Brasil.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?