Quais são os riscos ao adquirir uma balança inadequada ao seu negócio?

Publicado em 28 de Setembro de 2021

Quais são os riscos ao adquirir uma balança inadequada ao seu negócio?

Pode parecer uma tarefa simples comprar uma balança para um estabelecimento comercial, mas não é. Principalmente, se o responsável pela aquisição do equipamento não tiver o conhecimento ou a orientação adequada, ou mesmo levar em conta somente o critério “preço”.

Escute a narração do artigo e saiba quais são os riscos ao adquirir uma balança inadequada ao seu negócio!

Assim sendo, você tem ideia de quais são os prejuízos gerados pela compra de um equipamento inadequado?

Muito embora os equipamentos de pesagem sejam regulamentados pelo INMETRO e fiscalizados pelo IPEM (Instituto Estadual de Pesos e Medidas), há balanças ilegais, conhecidas popularmente como piratas, sendo comercializadas, gerando prejuízos aos consumidores ou mesmo aos varejistas, que podem sofrer punições por esse tipo de prática.

Por exemplo, ao comprar uma balança e não prestar atenção na legalidade do equipamento, o varejista corre o risco de ter o seu processo de pesagem de produtos autuado no momento de uma fiscalização do IPEM, justamente pelo motivo da máquina não atender às normas do INMETRO.

Para evitar esse tipo de problema, é fundamental adquirir um equipamento que atenda às leis vigentes no País.

Na prática, quais são os prejuízos de uma balança pirata e o que devemos levar em consideração para a escolha correta do equipamento de pesagem?

Além do risco de multas e interdição do estabelecimento comercial pelos órgãos fiscalizadores, a balança pirata apresenta uma qualidade bem inferior, muitas vezes não atendendo às necessidades do estabelecimento comercial.

Deve-se também analisar muito bem o local, a finalidade a ser destinada à balança e se haverá aumento no volume de pesagem, assim evita-se uma futura compra de um equipamento de pesagem complementar.

Para não ter dores de cabeça devido à aquisição de um equipamento errado, o essencial é buscar um profissional qualificado para fornecer informações adequadas, o que resultará na compra de uma balança com segurança e retorno do investimento.

Pode-se afirmar que o equipamento de pesagem ideal é aquele que impede que o varejista cometa erros em relação às vendas, etiquetagem e pesagem dos produtos. Neste caso, a balança deve otimizar processos e mostrar ao varejista que o investimento foi positivo, com o acréscimo de benefícios dos seguintes recursos:

  • solução completa para pesagem;
  • rotulagem inteligente;
  • automação das vendas por peso ou quantidade;
  • design inovador.

Em síntese, além das funcionalidades mencionadas, o cliente fica satisfeito e confiante de que está desembolsando um valor correto, segundo as quantidades solicitadas de uma determinada mercadoria. Além de conferir a melhor experiência possível ao seu cliente, o varejista fica seguro de que o estabelecimento não sofre prejuízos monetários e fica isento de problemas de multas durante uma possível fiscalização.

No próximo post serão fornecidas dicas para que você possa escolher o tipo de balança ideal para cada área da sua loja.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?