Quando e como fazer a manutenção da balança?

Publicado em 13 de Julho de 2021

Quando e como fazer a manutenção da balança?

Escute a narração do artigo e saiba como e quando fazer a manutenção da balança:

Garantir a qualidade dos produtos dentro do estabelecimento comercial, de setores como açougue e hortifruti, é tão importante quanto assegurar que o equipamento de pesagem funcione de forma eficiente e dentro das normas. Por se tratar de um equipamento regulamentado pelo INMETRO, consertos e reparos devem ser realizados por empresas especializadas para evitar o risco de descumprimento da lei.

Mas quando é preciso fazer a manutenção da balança da sua loja?

Por ser o IPEM o órgão que faz a aferição das balanças, é importante que o varejista conte com uma programação de manutenção periódica, evitando, assim, que seja constatada alguma irregularidade ou autuação para a loja no momento de uma averiguação.

E como fazer a manutenção da balança?

É indispensável contar com uma empresa que ofereça um suporte qualificado para executar o serviço de manutenção. Porém, no dia a dia, é necessário cuidar para que a balança não sofra danos e estragos causados pelo uso, assim como conferir a regulagem do equipamento de modo a constatar, antecipadamente, problemas a serem resolvidos.

Mas como o varejista deve fazer essa manutenção preventiva do equipamento?

A seguir, seguem algumas dicas para o bom funcionamento da sua balança:

  • Para garantir a pesagem correta, é essencial conferir a precisão da balança constantemente. Esse procedimento deve ser executado com a utilização de um peso padrão. Caso seja averiguada uma diferença entre o peso apresentado na balança e o peso padrão, está na hora de fazer a regulagem do equipamento.

  • Para evitar que os resíduos liberados por produtos durante o processo de pesagem, prejudiquem os componentes internos e comprometam o bom funcionamento da máquina, é necessário fazer diariamente a limpeza do equipamento. Para tanto, deve ser usado um pano seco ou úmido, além da higienização do local onde está instalado o equipamento. Importante: nunca usar produtos químicos para a limpeza.

  • Para não ocorrer a instabilidade nas pesagens, é fundamental não deixar a balança em locais úmidos e em superfícies irregulares.

  • Para não comprometer o funcionamento e a operação de pesagem dos produtos, é essencial destinar uma única e específica rede elétrica para a balança.

  • Para não ter problemas com autuações durante uma fiscalização, deve-se manter a integridade do lacre da balança, o qual garante a sua legalidade.

  • Para não ter interferências no processo de pesagem, é necessário depositar a mercadoria delicadamente sobre o prato da balança. Impactos e arremessos de itens em direção ao equipamento devem ser evitados, pois são as principais causas de defeitos na estrutura física e nos componentes eletrônicos desse tipo de aparelho.

  • Para não ter dores de cabeças com problemas e paradas do seu equipamento, é fundamental escolher um fornecedor de confiança, com estrutura técnica e conhecimento e experiência suficientes para entender de todas as particularidades do setor supermercadista e atender às demandas do negócio. Por isso, treinamento, atendimento e suporte são pontos determinantes no ato da contratação de uma empresa.

Por fim, para impedir problemas físicos e desregulagens com a balança da sua loja, é preciso realizar manutenções periódicas. Hoje em dia, a fiscalização está mais rigorosa e o descumprimento das normas pode gerar problemas como autuações e multas, além de prejudicar o processo de comercialização de alimentos vendidos a peso. Para tanto, é fundamental escolher a balança certa e ideal para o seu negócio, assunto que será destacado no próximo post.

Entre em contato com a Toledo do Brasil e faça a manutenção da sua balança.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?