Rastreabilidade De Produto — O Que É E Como Funciona?

Publicado em 29 de Abril de 2021

Rastreabilidade De Produto — O Que É E Como Funciona?

Escute a narração do artigo e entenda: A rastreabilidade de produto tem se tornado essencial em todos os setores. Isso porque o controle e o gerenciamento de toda a operação possibilitam a redução de custos, eliminação de desperdícios e aumento de competitividade no mercado. Mas, você sabe a que se refere a rastreabilidade de produto e como ela funciona? Confira no artigo!

Como funciona a rastreabilidade de produto ?

Rastreabilidade diz respeito a capacidade de saber a trajetória de um produto, desde a sua manufatura até a entrega ao cliente. Esse processo pode ser utilizado tanto por indústrias quanto por distribuidoras e transportadoras e tem um papel fundamental de identificar a origem de cada item, bem como em qual etapa da produção ele está e por quais intervenções já passou.
Essa prática é comum, principalmente para frigoríficos, já que está cada vez mais importante saber a procedência dos produtos e os clientes estão se tornando muito mais exigentes nesta hora.

Como implementar a rastreabilidade de produtos na sua empresa?

Como já mencionado, a rastreabilidade é a capacidade de identificar matérias-primas, insumos, materiais ou componentes de determinado produto nas etapas do processo ou depois de prontos.
Para que isso seja possível, é necessário contar com os componentes certos, como balanças, softwares, impressoras, coletores de dados e leitores de código de barras.
Atualmente, é possível encontrar no mercado modernas soluções de gestão, capazes de automatizar as tarefas pesagens e o fluxo operacional, controlando o processo produtivo , como o MWS (MoveWeigh System), desenvolvido pela Toledo do Brasil.
Ele é uma solução otimizada que integra os processos de pesagem, etiquetagem, fracionamento, contagem e conferência de produtos para produção, estocagem, expedição com identificação e rastreabilidade dos materiais.
Tal sistema elimina, inclusive, erros de na pesagem de materiais nas empresas. E, além disso, é capaz de coletar dados e obter o controle dos processos em diversos setores, como: recebimento, produção, formulação, embalagem e expedição, entre outros.
Gostou de saber mais sobre rastreabilidade de produto? Confira também o artigo: Como resolver problemas de pesagem e controle de movimentação.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?