Rastreabilidade De Produtos: Conheça As Opções E Funcionalidades

Publicado em 23 de Março de 2022

Rastreabilidade de Produtos: Conheça as Opções e Funcionalidades da Toledo do Brasil

A rastreabilidade de produtos surgiu da necessidade de saber a origem e a localização de um item na cadeia logística.

Esse processo é feito através de um código, que pode ser o de barras, por exemplo. A partir dele é possível saber informações sobre a mercadoria como: o que é, sua origem, seu destino e em que ponto da cadeia logística se encontra.

Saiba mais sobre esse assunto e conheça as principais funcionalidades e opções oferecidas pela Toledo do Brasil.

O que é rastreabilidade de produtos?

A rastreabilidade é a capacidade de saber a trajetória de um produto, desde a produção até obtenção pelo cliente final. Esse processo pode ser utilizado por indústrias ou distribuidoras.

Já as transportadoras têm um papel fundamental de prezar pela origem de cada item e entender qual é a etapa que ele se encontra.

Outro fator importante para as indústrias é que essa prática traz muito valor ao mercado, já que saber a procedência dos produtos é cada vez mais importante em um cenário onde os clientes se tornam cada vez mais exigentes.

Conseguir ter esse histórico de por onde o objeto passou é garantia de que o produto chegue ao mercado com uma origem sólida e de confiança.

Quais são os benefícios de fazer rastreabilidade de produtos?

Os ramos alimentício e farmacêutico são os que mais utilizam essa prática, mas a rastreabilidade de produtos pode ser aplicada em qualquer setor.

Aderir a esse processo traz diversos ganhos para o seu trabalho. Confira alguns benefícios:

  • transparência na cadeia produtiva: nem sempre é possível acompanhar todas as etapas da cadeia produtiva, por isso, garantir a rastreabilidade é essencial para garantir o respeito pelos padrões de qualidade;
  • facilidade para recalls: se os itens forem mal inspecionados e chegaram ao mercado, as empresas são obrigadas a realizarem os recalls para que o produto não prejudique o consumidor. Neste caso, a rastreabilidade é fundamental para empresa saber por quais etapas o produto passou;
  • otimização do controle de qualidade: ter o histórico de produção é fundamental para assegurar a qualidade dos produtos;
  • melhorias de processos internos: para garantir a chegada de itens de qualidade ao mercado é fundamental garantir a qualidade do processo produtivo.

Conheça as soluções em rastreabilidade de produtos da Toledo do Brasil

A Toledo do Brasil oferece diferentes soluções para garantir a máxima efetividade dos processos. Conheça algumas delas:

MWS Easy

A MWS Easy é uma solução com configuração otimizada, integrada e modular, composta de equipamento com conectividade e software, que permite a implementação em diferentes etapas e em empreendimentos diversos.

A solução consegue gerenciar os seguintes processos:

  • pesagem;
  • contagem;
  • fracionamento;
  • etiquetagem;
  • conferência;
  • expedição de materiais.

MWS PRO

O MWS PRO é um software configurável de gestão da eficiência e promove rastreabilidade de produtos e processos, oferecendo o máximo de efetividade na cadeia produtiva.

O software se integra e comunica-se com computadores, balanças e coletores e leitores de dados instalados nos setores onde os processos serão controlados.

O MWS possibilita a obtenção de até 25 pesagens com etiquetas manuais ou automáticas e até 35 leituras de códigos de barras por minuto.

Guardian

O Guardian reduz a possibilidade de fraudes gerenciando a pesagem de veículos, controle de acessos e integração de dados com automação e segurança.

As opções oferecidas pela Toledo do Brasil operam com características específicas para cada necessidade. Conseguiu encontrar a que mais faz sentido para o seu setor? Entre em contato com a nossa equipe e comece a usufruir dos benefícios dessa prática o quanto antes.

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?