Risa e Toledo - Uma Parceria de Peso

Publicado em 09 de Agosto de 2022

O agronegócio é uma das grandes forças que movem o Brasil. E a Risa S/A é uma das maiores empresas que move o agro. Com sete fazendas, 80.000 hectares de áreas plantadas entre as safras, 14 filiais e 1.500 colaboradores, a Risa possui forte atuação no fornecimento de grãos, fertilizantes, defensivos e máquinas agrícolas na região norte e nordeste do País, com um faturamento anual de mais de R$ 1 bilhão. Uma empresa que já conquistou muito, mas não deixa de pensar no futuro.

Em entrevista, o Diretor Presidente, José Antônio Gorgen e o Diretor Comercial, Anderson Gorgen, destacam a trajetória de sucesso da Risa e o difícil caminho até conseguir alcançar seus objetivos, sua visão, missão e valores. Como também, a parceria de longa data com a Toledo do Brasil. Ambas as empresas comungam do mesmo objetivo, ou seja, inserir mais tecnologia não só para o meio agrícola, mas para qualquer cadeia produtiva do Brasil.

case_risa

O início: o projeto de transformar a fazenda numa empresa

“Não tem profissão mais nobre do que ser um agricultor. Porque sem comida não se vive. Nós começamos com o projeto de transformar a fazenda numa empresa e começar a olhar não só da porteira para dentro, mas também da porteira para fora. Foi difícil no começo. Aí, uma junção de fatores fez com que isso conseguisse ser viável. Dá um grande orgulho saber que fizemos agricultura num lugar onde não existia. A Risa é uma empresa com administração quase que familiar, mas não familiar como de filhos, e sim os funcionários são como uma família e trabalham com compliance e com uma estrutura de uma empresa multinacional”, José Antônio Gorgen.

Parceria de sucesso entre a Risa S/A e a Toledo do Brasil

“Nós nos identificamos com a Toledo do Brasil não só pela qualidade do produto, mas também com a visão de gestor e inovação. Nós optamos pela Toledo, porque é uma empresa que não pensa somente em números ou na hipótese de algo dar errado e manchar o próprio nome. Ela pensa muito mais na evolução, de fazer algo que realmente dê certo e, que no futuro, possa se transformar numa rentabilidade melhor para a agricultura brasileira. Então, é muito importante essa parceria. No mundo da pesagem, hoje, a Toledo é nossa parceira, que desenvolve novos produtos para a Risa”, Anderson Gorgen.

Projeto para aumentar a produtividade e melhorar a logística interna de transporte de grãos dentro da propriedade da Risa

“A Risa possui um método de administração muito voltado para tecnologia e inovação. Para que a empresa conseguisse aumentar sua produtividade e melhorar a logística interna de transporte de grãos dentro da propriedade, trazendo mais eficiência e reduzindo os custos totais da produção agrícola, era necessária uma balança que não existia no mundo do agro. A empresa precisava de uma balança que tivesse mais de 40 metros de comprimento para pesar um caminhão com cinco ou seis vagões, como se fosse um trem sobre rodas. A soja produzida, transportada pelos caminhões, por exemplo, só gera valor quando passa por uma balança. Então, é muito importante a qualidade do equipamento de pesagem. A Toledo do Brasil desde o início abraçou o nosso projeto e nos deu todo o suporte, desenvolvendo a solução certa parta atender nossa missão. Além da produção própria, nós fazemos entregas de um volume gigantesco de produtos. Por isso, é fundamental contar com uma empresa dedicada, que te dê confiabilidade nesse processo de pesagem, tanto na entrada quanto na saída de grãos, fertilizantes e demais produtos”, Anderson Gorgen.

Benefícios obtidos com o uso da balança rodoviária inteligente 950i

“Com a implantação da balança rodoviária inteligente 950i da Toledo do Brasil, nós otimizamos nossas operações na propriedade, localizada no estado do Piauí. Nós tivemos uma redução da quantidade de caminhões rodando dentro da fazenda, diminuição do consumo de diesel, melhor distribuição das folgas e maior flexibilidade de horário de trabalho dos motoristas, que passaram a ter mais qualidade de vida. Tudo isso foi possível com a migração de caminhões de três composições para caminhões de cinco ou seis composições. Pretendemos levar essa solução para nossas outras propriedades, investindo em métodos de trabalho que trazem mais qualidade de vida aos colaboradores e baixo custo para a companhia”, Anderson Gorgen.

Missão e visão do fundador da Risa

“Nós queremos mostrar nossa eficiência para outras empresas e para os produtores em nível nacional e mundial para que possam ter essa tecnologia dentro de suas propriedades, trazendo benefícios tanto aos colaboradores quanto para os agricultores, com redução de custos de produção. Todos nós precisamos seguir a nossa missão com determinação e com persistência. O sonhador persistente é o cara que se dá bem na vida. Quer ser grande, sonhe grande. Quer ter uma vida estável, sonhe com uma vida estável, mas tem que se dedicar. Para qualquer negócio é preciso se empenhar”, José Antônio Gorgen.

Assista ao vídeo e conheça a história completa dessa parceria:

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?