Rotulagem Nutricional: Sistema e Equipamento Para Imprimir Informações no Rótulo

Publicado em 19 de Novembro de 2021

Rotulagem Nutricional: Sistema e Equipamento Para Imprimir as Informações Contidas no Rótulo

A rotulagem nutricional em alimentos vendidos é fundamental para qualquer estabelecimento fornecer informações sobre a qualidade e características do produto para os consumidores. Por isso, essas etiquetas devem seguir certas normas estabelecidas pela legislação.

Neste artigo, você verá quais equipamentos e softwares a Toledo do Brasil oferece para seu negócio estar de acordo com a Anvisa.

A importância da rotulagem nutricional

A rotulagem nutricional em alimentos é obrigatória por lei. Em 2020, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a RDC 429/2020 em conjunto com a instrução normativa IN 75/2020 estabelecendo mudanças, padrões e obrigatoriedades importantes como:

  • as letras do rótulo devem ser pretas e o fundo branco;
  • todos os açúcares totais e adicionais devem ser identificados;
  • deve constar o valor energético e nutricional por 100 g ou 100 ml;
  • a tabela deverá ficar próxima da lista de ingredientes e em superfície contínua, não em locais deformados e não são aceitas quebras do conteúdo, com exceção para produtos cuja área de rotulagem é inferior a 100 cm²;
  • deve conter imagens de alerta com lupa sobre informações de nutrientes importantes para a saúde (como sódio e gorduras saturadas).

Seu comércio está alinhado com essas novas regras? Se não, está na hora de reajustar o processo de rotulagem. Veja, a seguir, quais equipamentos e software a Toledo do Brasil oferece para os pontos de venda terem uma rotulagem correta dos seus produtos.

Equipamentos e sistema para impressão das informações nutricionais em rótulos

Assim que a nova regra para rotulagem foi estabelecida, a Toledo do Brasil se encarregou de mapear as balanças passíveis desta atualização nutricional.

Como exemplo de equipamento ideal para seu ponto de venda podemos citar a Prix 4 Due, que permite a impressão de vários tipos de etiquetas, desde as mais básicas , até as mais completas — com informações obrigatórias e dicas de consumo.

Além disso, essa balança foi projetada para ser compacta e também prevê um rebobinador do liner de fácil manuseio que permite a abertura para facilitar a limpeza da cabeça térmica e troca do rolo das etiquetas. Sua velocidade de impressão é de até 70 mm/s, o que na prática mostra que o tempo de impressão é bem menor se comparado a outros modelos disponíveis no mercado.

Outras balanças que já fornecem etiquetas com informações nutricionais completas que serão passíveis de atualizações alinhadas às normas são a Prix 5 Plus, Prix 6 e Prix 6i.

MGV Cloud

Além de balanças, a Toledo do Brasil disponibiliza o software MGV Cloud, também já atualizado para seguir as normas mais recentes de rotulagem.

Esse é um serviço de assinatura que permite que cada balança Prix se comunique por nuvem. Assim, o usuário tem acesso às informações sobre os equipamentos e pesagens realizadas por meio de qualquer dispositivo com internet (notebook, smartphone ou tablet). Tudo sem precisar se preocupar com backup, controle de segurança e manutenção.

Para ter uma rotulagem nutricional completa e uma operação interna otimizada, fale agora mesmo com nossos consultores especializados e conheça outros equipamentos e serviços que a Toledo do Brasil oferece para seu comércio!

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?