Saiba como escolher a balança certa para o seu estabelecimento comercial

Publicado em 07 de Outubro de 2021

Saiba como escolher a balança certa para o seu estabelecimento comercial

Escute a narração do artigo:

Responsável por fornecer informações do produto a ser comercializado, a balança é um item fundamental dentro de um estabelecimento, em qualquer que seja o segmento, tanto para a segurança do cliente quanto para o sucesso do negócio do varejista.

Para o cliente, o equipamento de pesagem é fundamental para que se sinta seguro quanto ao valor a ser pago segundo o peso da mercadoria adquirida. Já para o comerciante, a pesagem irregular pode gerar descrédito por parte do cliente, e multas aplicadas pelo IPEM (Instituto Estadual de Pesos e Medidas), no caso de uma fiscalização.

Como há vários tipos de equipamentos de pesagem, cada um deles com finalidades específicas e benefícios que favorecem o dia a dia dos comerciantes, destacamos os principais tipos, segundo suas aplicações, a fim de que você obtenha o melhor proveito do equipamento de pesagem.

Qual a balança ideal para recebimento e conferência de carga?

A Balança de Conferência é a ideal para verificação dos itens recebidos na loja. No ato de receber uma mercadoria, é possível realizar o confronto do peso total da entrega (seja em palete ou em caixa), com o peso apresentado na nota fiscal. Se sua aplicação for ligada à produção, no caso de padaria, por exemplo, é usada para conferir a gramatura das receitas e pesar os ingredientes. Ela é um item obrigatório em estabelecimentos que não possuem ilhas de pesagem. Para o cliente, a balança de conferência é importante porque serve para conferir o peso do produto antes de chegar à frente de caixa.

Qual o equipamento próprio para restaurantes, fast-foods, quitandas, lojas de conveniência, padarias, mercados e feiras livres, entre outros?

A Balança Computadora é essencial para restaurantes que possuem comandas. O equipamento confere gestão mais automatizada, sendo necessário que disponha de uma saída de comunicação e esteja conectado a uma CPU, cabendo ao software de gestão buscar esses dados e aplicar ao sistema de venda. Destaca-se que as informações de peso, preço por quilo e total a pagar não são impressas em etiquetas se a balança não estiver ligada a uma impressora.

Qual o tipo de balança mais comum usada no varejo?

Trata-se da Balança Computadora com impressora, ideal para estabelecimentos varejistas de pequeno, médio e grande porte. Em geral, encontra-se nos setores de hortifruti, peixaria e frios/laticínios, padaria, açougue, uma vez que ao pesar as mercadorias, essa balança libera uma etiqueta impressa, com informações do item já cadastrado em sua memória. Codificados e precificados, os itens contêm dados de validade, horário, peso, preço, data e lote com caracteres para rastreabilidade e controle. Esse tipo de balança pode realizar a rotulagem dos produtos vendidos por unidade, ampliando ainda mais seu leque de benefícios.

E qual é o equipamento de pesagem adequado aos supermercados?

Utilizada por supermercadistas, a Balança Checkout é integrada à frente do caixa para pesar produtos do hortifruti e pães, ou para conferir se a gramatura apresentada não sofreu nenhuma alteração até chegar ao PDV (Ponto de Venda). Seus principais benefícios são: redução do custo com etiqueta, pois as informações são passadas diretamente ao PDV, mais rapidez no atendimento ao cliente, evitando o excesso de filas na loja, entre outros.

Importante destacar que além da ampla linha de equipamentos de pesagem, a Toledo do Brasil dispõe de uma equipe de profissionais especializados para orientar o varejista na aquisição do equipamento ideal, e que certamente atenderá às necessidades do estabelecimento comercial, qualquer que seja a área de atuação ou mesmo para esclarecer dúvidas que podem surgir sobre o tema.

Converse com a equipe da Toledo do Brasil e escolha a melhor opção para o seu negócio.

Fotografia: Edson da Silva Costa Neto

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?