Saiba como se planejar para alavancar as vendas de final de ano no varejo

Publicado em 21 de Dezembro de 2022

As festas de final de ano, por ser um período de aumento das vendas e, provavelmente, uma das datas mais importantes do varejo, devem ser planejadas. Assim, estar bem estruturado para atender à demanda, pode garantir boas vendas, fidelização dos clientes e um fôlego financeiro para o próximo ano.

Por isso, é preciso se preparar para esse período. Nesse artigo, abordaremos importantes dicas de como se planejar para alavancar as vendas nos supermercados, por exemplo, que costumam receber muito mais clientes por ocasião das festividades do Natal e Ano Novo. Algumas ações e medidas podem ajudar nesse sentido. Confira!

Gestão de estoque

Manter o estoque abastecido e organizado é uma das premissas para se ter um bom desempenho de vendas no final do ano. Não adianta divulgar ofertas e fazer uma campanha natalina atrativa, se o cliente chegar à loja e não encontrar o produto.
Esse controle precisa ser feito de forma rigorosa e antecipada para evitar problemas na hora da venda. É necessário conversar com os fornecedores parceiros para ver a possibilidade de reposição em cima da hora, em uma situação de urgência.

Negociação nas compras

Por falar em fornecedores, o ideal é comprar os produtos de fim de ano com maior antecedência para conseguir obter bons preços. Dessa forma, será possível conferir promoções que sejam vantajosas para o consumidor.
Essa é uma oportunidade para ofertar descontos em produtos que não costumam entrar em promoção ou que estão há muito tempo encalhados na loja.
Veja a possibilidade de os fornecedores enviarem produtos como brindes, para você presentear os clientes ou colocá-los à venda com preços mais acessíveis.

Delivery

A entrega da mercadoria ao cliente figura entre as principais reclamações no varejo durante o fim do ano. Independente do atendimento virtual ou físico, é necessário se atentar bastante a esse fator porque, muitas vezes, é ele que vai definir a satisfação do cliente.
É fundamental capacitar a equipe para que sejam cumpridos rigorosamente os prazos de entrega. Além disso, é importante que todos os pedidos tenham senso de urgência para não descontentar o cliente. Tente acompanhar todo o processo para evitar falhas ou para solucioná-las a tempo, assim que detectadas.

Decoração

Faça uma decoração temática, seja de Natal ou Ano Novo, à altura dos seus clientes para que eles se sintam no clima das vendas.

Horário especial

A demanda no varejo no fim do ano é grande. Uma das formas de sair à frente e fisgar o cliente é estendendo o horário de funcionamento da loja.
Essa é uma boa estratégia para evitar aglomerações. Além do mais, acaba ajudando aqueles consumidores que não têm tempo de ir às compras em horário comercial.

Mix sazonal

Quando fizer o gerenciamento do seu estoque ou as compras de final do ano, cuidado para não abastecer o estoque com itens que não terão giro nesta época do ano.
Para isso, existe o chamado mix sazonal para orientar o varejo sobre o que vender, para ter bom giro de vendas e ótima rentabilidade.
Não se esqueça de analisar os produtos que podem ser mais vendidos na loja nesse período.

Automatização do fluxo de caixa

Recorra à tecnologia para evitar perdas financeiras e gerenciar melhor o seu fluxo de caixa. Com o aumento no fluxo de recebimentos, ferramentas que façam a automação financeira da loja são cruciais para facilitar a rotina do seu negócio e poupar tempo.
Além do mais, você conseguirá ter maior controle do que está entrando e saindo do caixa, sem precisar recorrer a relatórios mensais.

Caixas de Autoatendimento

Essa tendência tecnológica já é muito comum no exterior, e no Brasil vem ganhando espaço e caindo no gosto dos consumidores, que adoram se sentir independentes e antenados às novas tecnologias.

Também conhecido como self-checkout, o autoatendimento em supermercado permite que o consumidor realize todo o processo de compra sozinho, sem depender da ajuda de um funcionário. O próprio cliente realiza o registro, a pesagem e o pagamento dos produtos, ou seja, através do autoatendimento ele escaneia o código de barra do produto, faz a pesagem das frutas e legumes, utilizando uma balança que é integrada ao sistema e realiza o pagamento através do cartão de crédito ou débito.

O autoatendimento em supermercado oferece vários benefícios, como redução de filas no caixa e o tempo de espera, assim como diminuição dos custos operacionais do estabelecimento comercial.

Investir em tecnologias que otimizem tempo para o consumidor

Investir em novas tecnologias, que otimizem tempo e operações dentro dos supermercados, é o grande diferencial para o seu negócio. Pensando nisso, a Toledo do Brasil lançou a Prix 7T, Balança de Autoatendimento com Inteligência Artificial. Ela apresenta como diferenciais:

  • Com tecnologia inédita e inovadora no País, a Prix 7T possui fácil operação. Basta o cliente depositar a mercadoria no prato da balança, que o equipamento reconhecerá o produto e, de forma intuitiva, o cliente poderá confirmar o item selecionado na imagem na tela da balança. Dessa forma, automaticamente, o produto é pesado, a balança emite a etiqueta e faz a rotulagem de forma ágil, evitando o desperdício de tempo e de filas.

  • Integra a nova tabela nutricional da Anvisa, conforme RDC 429/20, que já entrou em vigor e o código 2D para padronização e rastreabilidade de produto.

  • Entre as inovações estão a câmera para reconhecimento de produtos, capaz de evitar erros operacionais, e os recursos de inteligência artificial e machine learning;

  • Com design inovador, ela também funciona por acionamento de comando de voz;

  • É dotada de teclado touch, com imagens associadas para facilitar a identificação dos produtos pesados;

  • Opera com etiqueta contínua, proporcionando economia de papel;

  • Versátil, operando tanto no autoatendimento quanto nas pesagens tradicionais com operadores de loja. Nessa operação, a câmera do equipamento identifica o operador, evitando fraudes;

  • Pode ser instalada em departamentos como FLV (Frutas, Legumes e Verduras), padarias e próximas a terminais de Self Checkout, entre outras.

Essas são algumas dicas importantes para alavancar as vendas, melhorar o atendimento ao cliente, assim como otimizar o tempo e operações dentro dos estabelecimentos comerciais, não somente durante as festividades de final do ano, mas sim no decorrer de todo o ano.

A Toledo do Brasil possui uma completa solução para atender às mais diversas necessidades dos varejistas. Entre em contato com a equipe de vendas da empresa, que terá o maior prazer em ajudá-lo nessa tarefa!

Comentários

Artigos relacionados

O que está buscando?